A gestão do património imobiliário público assume uma importância
cada vez maior, no contexto da atividade administrativa do Estado e das demais
entidades públicas, não apenas numa vertente exclusivamente orçamental, mas
também sob uma perspetiva económica e social.
Assim, tendo presente a
cooperação entre todas as emtidades públicas intervenientes nessa atividade,
torna-se imprescindível conhecer os principais traços do regime jurídico
aplicável à gestão do património imobiliário do Estado e identificar os
principais instrumentos de administração desse património.
- Fornecer uma perspetiva global e avaliar a importância da gestão do património imobiliário, no contexto da atividade administrativa do Estado e das entidades públicas;
- Conhecer o regime jurídico aplicável à gestão do património imobiliário do Estado e identificar os principais instrumentos de administração desse património;
- Entender as principais implicações da reforma da gestão do património imobiliário público, iniciada com o Decreto-Lei n.º 280/2007, de 7 de agosto;
- Compreender a heterogeneidade dos conceitos que norteiam a gestão patrimonial na Administração Pública e o seu enquadramento jurídico, em especial a distinção essencial entre Domínio Público e Domínio Privado do Estado.
- Delimitação e enquadramento
jurídico do conceito de património do Estado
- Aspetos práticos da gestão
patrimonial