Esclarecimentos

Se pretende participar numa ação de formação, deverá obrigatoriamente:
  1. Efetuar o registo dos seus dados, criando username e password (caso já seja um utilizador registado, siga para o ponto 3)
  2. NOTA 1- Memorize estes dados pois eles constituem a chave do seu acesso. ATENÇÃO: Os dados pessoais inseridos são da responsabilidade de quem os insere e serão usados para a emissão do certificado.
    O IGAP não se responsabiliza por erros inseridos e a atualização posterior de certificados emitidos poderá incorrer em custos.
    NOTA 2: Ao inserir o NIPC da sua entidade, se o mesmo já existir na nossa BD, o sistema irá pré-preencher esses campos.

  3. Após submeter, aguardar email de validação do seu registo da parte do IGAP
  4. NOTA - Se não receber a notificação de validação em tempo útil (1hora), tente efetuar login. O registo poderá já estar validado e a notificação ter ficado bloqueada em servidores de correio electrónico.

  5. Efetuar login com o username e password, criados no ponto 1. Caso se tenha esquecido, utilize as opções de recuperação disponíveis na área de LOGIN.

  6. Escolher ação de formação, completar formulário de inscrição e submeter os dados

  7. Guardar/Imprimir a ficha de inscrição (opção para tal surge após a submissão dos dados)

  8. Seguir as indicações enviadas nas notificações de confirmação/validação.

Se ainda tiver dúvidas, leia os esclarecimentos seguintes:

REGISTOS

Um registo não é uma inscrição. Um registo é a submissão dos dados pessoais e institucionais de cada POTENCIAL formando, que depois podem ser usados para efetuar inscrições. É feito apenas uma vez e é obrigatório, desde 1 de janeiro de 2016.

Aquando do registo são criados "utilizador (username)" e "palavra-passe (password)" que servirão para efetuar o login. No caso de lhe ser dada informação de que o BI/CC já existe (poderá ter sido registado pelos nossos serviços devido a uma participação numa ação de formação anterior a 1 de janeiro de 2016), use a opção existente para nos contactar. Ser-lhe-á enviado um email com os dados para aceder à sua área reservada.

Se porventura não receber esse email, verifique as pastas de SPAM ou solicite ao seu departamento de informática a verificação de eventual bloqueio nos servidores da entidade.

NOTAS:
O username e password não devem conter espaços nem caracteres especiais (tipo ç e acentuação);
Os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório;
No caso de ser informado de que o username já existe (a nossa BD não permite duplicações), altere-o misturando letras e números, por exemplo;
No campo BI/CC, caso o seu nº tenha 7 dígitos ou menos, deverá colocar o(s) zero(s) à esquerda até ter 8 dígitos.

PRÉ-INSCRIÇÕES

Em seguida, o registo é verificado e ativado pelo IGAP (este processo exige a intervenção dos nossos serviços, e por vezes poderá demorar algum tempo. Se demorar mais que 1 dia útil, por favor contacte-nos). Após essa verificação, receberá uma mensagem de ativação e poderá então efetuar login no nosso site e, entre outras coisas, inscrever-se em cursos ou editar os seus dados.

Este processo garante apenas a pré-inscrição numa ação de formação. Após validação da mesma, receberá automaticamente indicações de como a tornar numa inscrição efetiva, tais como:

O envio da nota de encomenda/requisição, com respectivo nº de compromisso, é um documento obrigatório para que a inscrição seja válida. Em casos pontuais como cursos gratuitos, encomenda, co-financiados e/ou inscrições particulares, esta regra não é aplicável.

No caso de ser uma inscrição particular, a mesma só se torna efetiva após pagamento. Para confirmar pagamento, envie comprovativo para secretaria@igap.pt.

Os cursos encomenda dispensam mais ações após a pré-inscrição.

As fichas de inscrição autenticadas deverão ser enviadas para secretaria@igap.pt

INSCRIÇÃO DE TERCEIROS

Caso seja o responsável, na sua entidade, pela inscrição de colegas, poderá solicitar ao IGAP (através de uma mensagem de email, identificando o nome e o BI/CC do(s) utilizador(es) registado que terá(ão) essa função, acompanhado da declaração do responsável pelos R.H. da entidade), a ativação da opção de inscrição de terceiros. A partir daí poderá usar o BI/CC (excluindo os 4 dígitos extra do CC) dos colegas, para recolher os dados pessoais respetivos para as inscrições que pretender.
Em maio de 2018, foram adicionadas algumas novas opções a esta funcionalidade, tais como:
-> É possível agora verificar a lista de colaboradores já registados na entidade;
-> É possível visualizar o histórico de inscrições de terceiros, efetuadas pelo gestor, na sua área reservada;
-> Para colaboradores ainda não registados, agora é possível criar o registo e ao mesmo tempo inscrever. Deve utilizar o BI/CC na mesma e seguir as indicações como se de um novo registo se tratasse;
-> É agora possível efetuar upload do nº de compromisso/requisição, download de documentos, alteração de dados dos colaboradores inscritos com esta opção

DOWNLOAD DE DOCUMENTOS

Após a participação em ações de formação, o IGAP disponibiliza, sempre que possível, documentação relacionada. Estará disponível para download na sua área reservada, na área de histórico de cursos, por tempo limitado.
Cada participante receberá uma notificação (enviada para o mail existente no seu registo) a indicar isso mesmo, mas no caso de isso não se verificar (é apenas uma notificação), pode aceder ao site em qualquer altura, efetuar LOGIN, entrar na área reservada (Atalho - "Área Reservada" - localizado no canto superior direito da página). Em seguida, já na opção histórico de cursos, abaixo da informação do curso frequentado, terá um link para a documentação disponível.

EDITAR DADOS PESSOAIS

Após efetuar login, poderá editar e corrigir dados pessoais e/ou institucionais. Para isso basta selecionar a opção Editar Dados localizada no menu dados pessoais na sua área reservada e depois no separador respectivo, onde vê os dados que pretende alterar. Os dados pessoais inseridos são da responsabilidade de quem os insere e serão usados para a emissão do certificado. O IGAP não se responsabiliza por erros inseridos e a atualização posterior de certificados emitidos poderá incorrer em custos.

NOTA: Os dados institucionais requerem aprovação da parte do IGAP, por isso, após a edição desses dados, deve aguardar a validação. Ao fazer este pedido consente o tratamento dos seus dados pessoais tendo como finalidade a atualização dos seus dados institucionais.

Se não conseguiu esclarecer a sua dúvida, por favor contacte-nos.

Obrigado!

 

voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook
Partilhar
Partilhar