INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.
Esta formação visa a capacitação dos diversos intervenientes na execução e gestão de contratos públicos, com especial enfoque na figura do gestor do contrato prevista no artigo 290º-A do Código dos Contratos Públicos (CCP), sendo que os formandos irão adquirir ou reforçar conhecimentos indispensáveis aos seus diversos níveis de atuação, ficando assim muito melhor preparados e mais protegidos no desempenho de funções, daí advindo um evidente contributo para uma valorização de carreira, seja enquanto decisores, gestores de contratos, técnicos de compras, administrativos ou outros.
pretende-se dotar os formandos de um conhecimento transversal dos principais regimes jurídicos constantes da Parte III do CCP, que regulam os diversos tipos de contratos públicos, com especial enfoque nos aspetos práticos relacionados com o exercício da função de gestor do contrato.
No final da sessão, os participantes deverão identificar corretamente, com base no Código dos Contratos Públicos e demais legislação aplicável:
i) os principais princípios
aplicáveis à contratação pública
ii) os poderes do contraente público sobre o
cocontratante
iii) o regime das modificações objetivas do contrato
iv) o
regime do incumprimento, resolução e sanções contratuais e legais
v) o regime
do gestor do contrato e suas implicações práticas, incluindo a relação com a
figura da fiscalização nos contratos de empreitada
1. Disposições gerais
1.2. Execução do contrato
1.3. Conformação da relação contratual
1.4. Modificações objetivas do contrato
1.5. Incumprimento do contrato
1.6. Resolução do contrato
1.7. Empreitada de obra pública
i) Enquadramento geral
ii) As partes
iii) Grandes momentos
iv) Vicissitudes
1.8. Fiscalização de empreitada de obra pública
i) Natureza
ii) Âmbito
iii) Função e tarefas
iv) Exercício dos poderes
v) Apoio à decisão
vi) Outros domínios
1.9. O Gestor do Contrato
i) A figura e suas motivações
ii) Designação
iii) Deveres
a) Contratos em geral
b) Contratos de especial complexidade
iv) Relação com a fiscalização nos contratos de empreitada
v) Princípios gerais, pontos críticos e riscos associados
a) Contratos de empreitada
b) Contratos de locação e de fornecimento de bens e serviços Formadores/as: Jorge Miguel de Abreu Castilho Dores