INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a 'reunião' e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.
Aprofundar conhecimentos de Protocolo e Organização de Eventos e Cerimónias, tendo por base a análise/discussão de situações à luz do disposto na Lei das Precedências do Protocolo do Estado Português - Lei 40/2006 de 25 de agosto.
• Estar mais bem preparados para o desempenho das tarefas relacionadas com a implementação de precedências oficiais e não-oficiais, no âmbito de eventos e cerimónias protocolares
• Conhecer e dominar as técnicas que lhes permitam maximizar a eficácia na organização e gestão de planos de seating
• Implementar e praticar continuamente as melhores e mais corretas práticas de Cerimonial e Protocolo, no que concerne o tema das precedências
1. O conceito de precedência em Protocolo: definição e enquadramento
2. Lei 40/2006: análise e aplicação prática em eventos e cerimónias. Metodologia de trabalho
3. Planos de seating (presidências, plateias e reuniões)
4. Perguntas & Respostas
5. Esclarecimento de dúvidas e aconselhamento; partilha de
informação
Expositiva, aliada à apresentação, análise e debate de exemplos e casos práticos; interrogativa, demonstrativa e ativa sendo promovida a interação entre os participantes, a discussão e a clarificação de dúvidas.
Realização de exercícios práticos e simulações, em função do contexto dos Formandos.