• Estar melhor preparados para o aperfeiçoamento do desempenho das tarefas relacionadas com a organização de eventos e cerimónias no âmbito do Poder Local
• Aprimorar a comunicação protocolar, enquanto elemento transmissor direto da imagem institucional
• Reter técnicas que lhes permitam maximizar a organização protocolar
• Implementar e praticar continuamente as melhores e mais corretas práticas de Cerimonial e Protocolo
1. Conceptualização e âmbito de aplicação de Protocolo. A necessidade da sua aplicação no Poder Local
a. A utilização do Protocolo enquanto forma de comunicar o poder e transmitir uma imagem de credibilidade da autarquia e de quem a representa.
2. Os Símbolos
a. A Bandeira Nacional.
b. A colocação e a ordenação de bandeiras.
3. A aplicação do Protocolo aos eventos e cerimónias
a. Acolher autoridades e demais convidados, nacionais e internacionais.
b. Organizar encontros de trabalho no quotidiano.
c. A legislação nacional aplicável em Protocolo. Os critérios na aplicação de precedências oficiais (Lei 40/2006). As precedências no poder local. Outras precedências, oficiais e não-oficiais.
d. Constituir mesas de presidência.
e. Definir os lugares de convidados em plateias.
f. Os discursos (preparação, vocativos, ordem de discursos). As sessões de abertura e de encerramento.
g. Troca de presentes e fotografias de grupo.
h. As boas práticas no desempenho da função de mestre-de-cerimónias.
i. Especificidades protocolares em cerimónias e eventos.
4. Perguntas & Respostas. Esclarecimento de dúvidas dos Participantes relativamente à sua realidade em concreto
Expositiva, interrogativa, demonstrativa e ativa, sendo promovida a interação entre os participantes, através da análise/discussão de situações práticas e clarificação de dúvidas