Formação / Cursos
24IGP053
Comunicação e Atendimento: a imagem da Instituição | ON-Line
Área Temática Secretariado e Trabalho Administrativo
Carga Horária 14 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2024-07-09 Data de Fim 2024-07-12
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo • Profissionais de Secretariado e de Assistência Executiva • Técnicos Administrativos • Profissionais de atendimento • Todos aqueles que, por inerência das suas funções, necessitem de aprofundar conhecimentos de Comunicação e Atendimento
Taxa de inscrição € 200,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
CRONOGRAMA e HORÁRIO DAS SESSÕES 9, 10, 11 e 12 de julho - das 9:30 às 13:00h (4 sessões de 3,5h/sessão, com intervalo

Formadora: Cristina Fernandes, consultora de Comunicação, Cerimonial e Protocolo, Secretariado e Organização de Eventos, desenvolve projetos de formação, docência e consultoria em diversas organizações públicas e privadas, em Portugal, Angola e Brasil. No Santuário de Fátima, em maio de 2017, foi responsável pelo protocolo da visita do Papa Francisco. É autora do livro "Manual de Protocolo Empresarial” (2 edições). Colabora regularmente com a imprensa escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.







  • Objetivos
    • Específicos No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:

      • Melhorar o desempenho das tarefas administrativas no quotidiano institucional

      • Aprimorar a comunicação e a imagem pessoal, enquanto elementos transmissores diretos da imagem institucional

      • Assimilar técnicas que lhes permitam maximizar a produtividade

      • Adquirir boas práticas na gestão de relacionamentos interpessoais em contexto profissional, bem como de gestão de stress

      • Implementar e praticar continuamente as melhores e mais corretas práticas de atendimento interno e externo.



  • Programa
    • 1. Imagem, comportamento e atitude pessoal enquanto fatores que comunicam a cultura institucional.
      1.1 Boa educação, amabilidade e cortesia
      1.2 A imagem pessoal enquanto reflexo da imagem da instituição

      2. O predomínio da comunicação não-verbal e o impacto na interação

      3. Comunicação profissional, na oralidade e na escrita
      3.1 Rever regras de escrita de cartas e de correspondência digital
      3.2 Os diversos níveis de formalidade e informalidade consoante o interlocutor e o canal de comunicação

      4. Rever as boas práticas de atendimento telefónico

      5. Princípios de trabalho em equipa.
      5.1 Estratégias para manter a calma e evitar o conflito em situações de tensão.
      5.2 Gestão de stress

      6. Maximização da produtividade

      7. Perguntas & respostas, esclarecimentos em linha com a realidade profissional dos Participantes

      Formadores/as: Cristina Fernandes
  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Por Cabo) Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação Recurso aos métodos expositivo; interrogativo; demonstrativo e ativo.
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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