INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, no dia anterior ao início do curso, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat disponível e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
No universo do SIADAP, a avaliação das competências é uma peça crucial e muitas vezes um elemento diferenciador na Avaliação Final do Desempenho. Aparentemente simples, a sua avaliação comporta em si uma complexidade inquestionável. Uma parte desse desafio reside na natureza subjetiva que envolve a avaliação dos comportamentos, essenciais para a definição das competências. Este aspeto torna-se ainda mais delicado quando confrontado com a inevitável influência das perceções, muitas vezes moldadas por viés inconsciente.
A subjetividade é particularmente ainda mais notória em situações em que as evidências são escassas, e os registos quase inexistentes. Cada avaliador traz consigo as suas próprias perspetivas e experiências, o que pode resultar em interpretações distintas ao atribuir pontuações de 1, 3 e 5 a uma competência. O descritivo para o nível 3 fornece um padrão, mas o que acontece nos extremos, nos níveis 1 e 5, fica muitas vezes à mercê da interpretação e de critérios não objetivos. E o que dizer quando a perceção que o Avaliado tem das suas competências se distancia substancialmente da perceção do Avaliador?
É nesse cenário desafiador que surge a necessidade premente de capacitar os avaliadores com métodos analíticos robustos e instrumentos de registo eficazes. Essas ferramentas não apenas contribuem para a fidedignidade da avaliação, mas também promovem consistência e, acima de tudo, justiça no processo de análise e avaliação das competências.
Este Bootcamp é um apelo à transformação. A introdução de abordagens analíticas e instrumentos de registo não é apenas uma evolução, mas uma revolução na busca por uma avaliação mais precisa, transparente e equitativa. É hora de desvendar a objetividade no SIADAP, redefinindo o paradigma da avaliação das competências e minimizando os desafios da subjetividade que persistem até hoje.
Este Bootcamp visa aprofundar os conhecimentos no âmbito do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP), com um enfoque específico na análise, monitorização e avaliação das competências dos trabalhadores. Pretende-se explorar métodos e criar instrumentos para garantir uma avaliação eficaz e justa.
Pretende-se que, no final da ação, cada formando/a:
SIADAP e as Competências no Contexto Organizacional
CASE STUDY – Análise de Competências de Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais
Métodos Avançados de Análise de Competências
CASE STUDY – Análise dum trabalhador em 5 competências
BOOTCAMP – Criação de Instrumentos Específicos de Análise, Monitorização e Avaliação de Competências
Monitorização Contínua das Competências
· Feedback regular e coaching para o desenvolvimento contínuo.
CASE STUDY FINAL – Análise das Competências duma trabalhadora, com suporte nos instrumentos de monitorização das competências.