Formador: Paulo Costa, iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo desses 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como o Turismo, Gestão de Eventos, Cultura, Marketing e Notoriedade, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Ação Social, Cidadania e Igualdade, e Maior Idade, entre outras, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como a Funchal 500 Tall Ships Regatta, o Ílhavo Sea Festival ou o Festival do Bacalhau. A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o Doutoramento na mesma área. Em 2019 obteve o Título de Especialista (Provas Públicas) na área de Marketing e Publicidade, e em 2021 o Título de Especialista (Provas Públicas) na área da Gestão, especialidade em Turismo. É atualmente docente no ensino superior, investigador, formador e consultor nos domínios da Gestão, Marketing, Turismo e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.
Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)
INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
Apresentação:
A contratação de bons recursos humanos pelas empresas e por outras organizações, tanto públicas como privadas, mas também a sua permanência, tem-se revelado um fator de crescente importância para o seu sucesso e, por isso, de atenção e preocupação para os seus gestores. As recentes notícias sobre a dificuldade de diversos setores da economia em atrair, mas também em reter mão de obra qualificada, quebrou o mito de que, nesta relação milenar entre trabalhador e empregador, o elo mais forte é o último. E se atentarmos à demografia, à crescente facilidade de mobilidade ou ao gradual enfraquecimento do objetivo "emprego para a vida”, que marcou gerações, somos levados a acreditar que atrair e reter os melhores é e será cada vez mais "a” tarefa dos gestores, públicos e privados.
Atentas a esta realidade, muitas organizações passaram a olhar os seus colaboradores da forma como até há pouco tempo olhavam e tratavam os seus clientes, sobretudo os melhores. É neste contexto que surge o Endomarketing ou, mais simplesmente, Marketing Interno, que poderá ser entendido como uma estratégia que tem como alvo prioritário os colaboradores de uma qualquer organização e como objetivos principais melhorar a sua imagem junto dos mesmos, aumentar a sua motivação, envolvimento, satisfação e produtividade, assim como reduzir a rotatividade.
Objetivos Gerais
Este curso pretende contribuir para o aumento do conhecimento de atuais e futuros profissionais em particular da área da gestão e do marketing, pública e privada, acerca da importância estratégica do Marketing Interno para o sucesso das suas organizações e dos seus colaboradores
. Entender a importância estratégica do Marketing Interno para o sucesso das organizações
. Conhecer e interpretar o ambiente organizacional, a cultura e o público interno das organizações
. Compreender as diferenças e as ligações entre Comunicação Interna e Marketing Interno
. Elaborar, implementar, monitorizar e avaliar um Plano de Marketing Interno
1. O Marketing Interno (Endomarketing)
1.1. Origem, Definições, Conceitos e Objetivos
1.2. O Ambiente Organizacional
1.3. A Cultura Organizacional
1.4. O Público Interno
1.5. A Comunicação Interna
1.6. Ferramentas, Ações e Estratégias de Marketing Interno
1.6.1. O papel da Gestão de Recursos Humanos no sucesso do Marketing Interno
1.7. Elaboração, implementação, monitorização e avaliação de um Plano de Marketing Interno
1.8. Análise crítica de casos prático
Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.