Formação / Cursos
24IGP046
Planeamento e Gestão de Grandes Eventos - 3ª Ed | ON-Line
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 21 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2024-04-08 Data de Fim 2024-04-17 Cronograma
Formador(a) Paulo Costa
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Autarquias: dirigentes, técnicos superiores e outros colaboradores. Empresas: profissionais do setor dos eventos e todos os interessados em organizar eventos de âmbito profissional.
Taxa de inscrição € 275,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de abril - das 14:15 às 17:45h (6 sessões - 3,5h/sessão, com intervalo)

Formador: Paulo Costa, iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo desses 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como o Turismo, Gestão de Eventos, Cultura, Marketing e Notoriedade, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Ação Social, Cidadania e Igualdade, e Maior Idade, entre outras, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como a Funchal 500 Tall Ships Regatta, o Ílhavo Sea Festival ou o Festival do Bacalhau. A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o Doutoramento na mesma área. Em 2019 obteve o Título de Especialista (Provas Públicas) na área de Marketing e Publicidade, e em 2021 o Título de Especialista (Provas Públicas) na área da Gestão, especialidade em Turismo. É atualmente docente no ensino superior, investigador, formador e consultor nos domínios da Gestão, Marketing, Turismo e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.

Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.







  • Objetivos
    • Gerais

      Fundamentação

      Os grandes eventos revestem-se de elevada importância estratégica para os territórios, caraterizando-se pela sua relevante dimensão física e financeira. Ao contribuir de forma decisiva para a sua dinamização turística, social e económica, assim como para o seu posicionamento e promoção, nacional e internacional, constituem-se como uma ferramenta decisiva para o aumento da sua competitividade.

      A distância que vai do sucesso ao insucesso é muitas vezes curta, importando por isso dotar os seus responsáveis dos necessários conhecimentos e aptidões para o seu bom planeamento e gestão, sobretudo em tempos de tão rápidas e profundas mudanças sociais, económicas, políticas, ambientais e tecnológicas.

      Objetivos gerais

      - Perceber a importância da realização de grandes eventos para os territórios (cariz desportivo, náutico, cultural, gastronómico ou outro)
      - Planear, gerir e avaliar um grande evento de forma eficiente e eficaz


    • Específicos No final da ação os formandos deverão ser capazes de: 

      . Elaborar e monitorizar cronogramas e check-lists

      . Coordenar e gerir equipas

      . Preparar briefings e debriefings

      . Organizar a logística

      . Minimizar as despesas e maximizar as receitas

      . Gerir patrocínios, apoios e parcerias

      . Implementar métodos e ferramentas eficazes de divulgação e de avaliação


  • Programa
    • 1. Enquadramento Geral

      Conceito, importância, tipologias e impactos dos eventos;

      Indústria de eventos;

      Tendências nos eventos;

      Ciclo de vida dos eventos;

      Portfólio de eventos;

      Relação entre eventos, turismo e marketing territorial;

      Marketing de eventos.

      2. Pré-evento, Evento e Pós-evento

      Os públicos dos eventos;

      Motivações dos participantes;

      a) Planeamento: tipos, questões fundamentais do planeamento e fases do planeamento de eventos

      b) Divulgação:tipos de comunicação; Tendências; Plano de comunicação do evento;

      c) Organização:áreas fundamentais, equipa de gestão, perfil do organizador de eventos, comunicação, liderança e gestão de recursos humanos;

      d) Avaliação:monitorização, estratégias e instrumentos de avaliação, encerramento do evento;

      Gestão de crise;

      Sustentabilidade dos eventos;

      Eventos acessíveis e inclusivos;

      Certificação de eventos.

      3. Gestão do Orçamento

      Construção, controlo e gestão do orçamento.

      4. Financiamento de Eventos

      Tipos e fontes de financiamento;

      Patrocínios, apoios e parcerias;

      Dossier do Evento.

      5. O Futuro dos Eventos

      Tendências;

      Os eventos e o Metaverso;

      O papel da Inteligência Artificial (IA) no presente e futuro dos eventos.


  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação

      Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.


    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha 1 computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook LinkedIn
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar