Formação / Cursos
 
24IGP032
WEBINAR: Modelos de Avaliação de Propostas na Contratação Pública: Prática e Tribunal de Contas - 3ª ED
Área Temática Contratação Pública
Carga Horária 3 Horas
Administração Central e Local
Data 2024-02-02 Cronograma
Formador(a) Pedro Santos Azevedo
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo colaboradores de entidades adjudicantes, tais como o Estado, Municípios, Institutos Públicos, Serviços Municipalizados, Entidades Reguladoras, Direções Gerais, Fundações, Associações públicas e Ordens Profissionais, Associações privadas com financiamento maioritariamente público, que trabalhem na ou lidem com a área das compras públicas (aprovisionamento, empreitadas, financeiro etc.), órgãos decisores dessas mesmas entidades, potenciais membros do júri de procedimentos de contratação pública, auditores de programas financiados, pessoal do Tribunal de Contas, operadores económicos privados que contratem com o Estado (ex: concorrentes em procedimentos concursais de contratação pública), advogados, juízes, estudantes de Direito com conhecimentos básicos da matéria.
Taxa de inscrição € 35,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
Data e horário da sessão: 2 de fevereiro - das 10:00  às 13.00H 

Formador: 
 Pedro Santos Azevedo, advogado, docente na FDUL, especialista em Direito Público (Direito Administrativo, em especial da Contratação Pública, e Direito da Regulação)

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a sessão e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.

  • Objetivos
    • Gerais

      Apresentação: A contratação pública é uma área complexa e crítica da gestão pública e a avaliação correta das propostas é uma parte fundamental do processo.
      É importante assegurar que as propostas sejam avaliadas de acordo com a legislação aplicável e a jurisprudência do Tribunal de Contas.
      Neste curso, os participantes terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre modelos de avaliação de propostas em contratação pública.
      Serão abordados o regime legal e exemplos relevantes da jurisprudência do Tribunal de Contas.
      Além disso, haverá uma sessão prática para a aplicação dos modelos de avaliação, com exemplos reais, permitindo aos participantes compreender e aplicar os conceitos de forma prática.
      Também será discutido o processo de construção de modelos de avaliação, incluindo desafios e melhores práticas, bem como da sua função conformadora, ou seja, da forma como estes podem ser construídos de maneira a melhorar os resultados do procedimento.

      Objetivos gerais: fornecer uma compreensão clara dos modelos de avaliação de propostas em contratação pública; discutir a legislação e a jurisprudência relevantes; proporcionar uma sessão prática para aplicação prática dos modelos de avaliação.

    • Específicos

      No final da sessão, os formandos: 

      - aplicam os modelos de avaliação de propostas de forma eficaz e correta;
      - conhecem exemplos reais de modelos de avaliação para que  possam visualizar a sua aplicação prática;
      - conhecem a importância da legislação e da jurisprudência do Tribunal de Contas ao avaliar propostas em contratação pública.



  • Programa
    • 1. Introdução 
      2. Relação e distinção entre análise de propostas e avaliação de propostas
      3. Critérios de adjudicação monofator e multifator
      4. Modelos de avaliação: funções avaliativa e conformadora das propostas
      5. Sessão prática - elaboração e compreensão de modelos de avaliação
      6. A jurisprudência do Tribunal de Contas

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação expositiva: o formador apresentará conceitos e informações relevantes sobre modelos de avaliação de propostas, legislação e jurisprudência
      demonstrativa/prática: o formador apresentará exemplos reais de modelos de avaliação, para que os participantes possam visualizar a sua aplicação prática
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação Final, de reação (questionário individual e debate assistido)
    • Pré-requisitos 1. Conhecimentos básicos de contratação pública.

      2. É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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