Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)
INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
Fundamentação
Num mundo crescentemente global, marcado pela forte
concorrência entre empresas mas também entre territórios, o turismo tem-se
assumido como um dos mais importantes fatores para o aumento da sua
competitividade.
Conhecer as potencialidades e debilidades dos territórios e
desenvolver estratégias eficazes à luz dos conceitos do marketing territorial,
revelam-se hoje instrumentos vitais para o desenvolvimento sustentável.
Objetivos gerais
Este curso pretende, partindo de casos práticos, contribuir para o aumento do conhecimento de atuais e futuros profissionais das áreas do turismo, do marketing e da gestão empresarial e autárquica, e outras, acerca das potencialidades turísticas dos territórios onde atuam e das formas mais adequadas de os planear, dinamizar e divulgar.
No final da ação os participantes deverão ser capazes de:
. Identificar as potencialidades e debilidades turísticas dos territórios
. Identificar potenciais mercados e concorrentes
. Saber desenvolver estratégias para a promoção e posicionamento dos territórios
. Definir, implementar e monitorizar estratégias e planos de ação, numa lógica de networking
1. O Turismo
1.1. Principais Conceitos
1.2. História
1.3. O Turismo e a Atividade Económica
1.4. Tipos de Turismo
1.5. Tendências
1.6. Constrangimentos
1.7. Motivações
1.8. Produtos Turísticos
1.9. Eventos e Turismo
1.10. Inovação
1.11. Turismo Acessível
1.12. Turismo e Desenvolvimento Sustentável
1.13. A COVID-19 e o (novo) futuro
1.14. Co-criação de experiências turísticas
1.15. Strorytelling Marketing
2. O Território
2.1. O Território no Turismo
2.2. Organização do Turismo em Portugal
2.3. Distribuição espacial do turismo português
2.4. DMO’s
2.5. Redes
2.6. Fontes Estatísticas no Turismo
2.7. Elementos de Avaliação no Turismo
2.8. O reconhecimento do sucesso
3. Marketing, Marketing Turístico e Marketing Territorial
3.1. Marketing
3.2. Marketing Turístico
3.2.1. Definição e conceitos
3.2.2. Organização do Sistema Turístico
3.2.3. Objetivos do Marketing Turístico
3.2.4. A qualidade no Turismo
3.2.5. Satisfação do consumidor
3.2.6. Marketing Relacional
3.3. Marketing Territorial
3.3.1. Conceitos
3.3.2. O Poder Local no Marketing Territorial
3.3.3. A marca das cidades
3.3.4. Planeamento de Marketing Territorial
3.3.5. Branding
3.3.6. Análise de casos práticos
4. Análise e discussão de Caso de Estudo
Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.