INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º questionário/breve avaliação do tema que foi discutido através de um questionário (podendo ser interativo ou entregue como material da formação), que será em primeiro momento resolvido individualmente, para uma correção em conjunto; Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.
APRESENTAÇÃO: os eventos geopolíticos ocorridos no ano de 2022, adicionando a urgente necessidade de
descarbonizar a produção e consumo de energia, desencadearam uma necessidade de existir um
sistema elétrico em que a produção ocorra de uma forma mais descentralizada, no qual é essencial
que o poder local e os cidadãos tenham um papel ativo. Para dar resposta a estes desafios, tem
havido um maior interesse dos cidadãos em produzir a sua energia, quer para a sua independência
energética, quer seja para terem um impacto ambiental positivo. Esta necessidade/vontade tem
ocorrido a título individual através da instalação de Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC),
quer a nível coletivo, através de Comunidades de Energia Renovável (CER) e/ou Autoconsumo
Coletivo (ACC). As comunidades de energia representam uma solução que promove a transição
energética, no qual permitem uma maior resiliência e capacitação de todas as partes envolvidas.
Adicionalmente promovem o uso dos recursos locais com menor impacte sobre o ambiente.
O envolvimento de entidades públicas pode ser determinante para o sucesso de uma comunidade de
energia, podendo funcionar como um promotor que possui o conhecimento para fomentar e
desbloquear estes projetos. Por este motivo, esta formação tem como principal objetivo capacitar os
técnicos municipais, nas suas diversas áreas, fornecendo todas as ferramentas para avaliar o potencial
de um projeto CER/ACC, e como dar os seus primeiros passos para a sua criação. Os técnicos que
estarão nesta sessão usufruirão da partilha da experiência acumulada pela Coopérnico com o seu
envolvimento em projetos nacionais e europeus.
Objetivos gerais: incrementar conhecimentos básicos sobre energia, a fatura da eletricidade e autoconsumo; autoconsumo coletivo/ comunidades de energia renovável; obter ferramentas que permitam avaliar um potencial projeto de ACC/CER; aplicar os conceitos obtidos num projeto proposto pelos técnicos
No final do curso os formandos deverão melhorar os seus conhecimentos sobre:
• como funciona a tecnologia solar e como pode ser usada para o
autoconsumo
• indicadores de performance de uma UPAC
• conceitos financeiros básicos
• conceitos gerais sobre Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia
• objetivos finais de um ACC/CER
• atividades uma CER pode desenvolver
• casos de sucesso de comunidades de energia implementadas na União
Europeia
• enquadramento legislativo geral do ACC/CER
• pontos-chave do DL15/2022 e do Regulamento do
Autoconsumo
• guias gerais de elaboração de um modelo de financiamento e possíveis canais de
financiamento
• procedimentos para instalar novas UPACs
• requisitos para implementar um Autoconsumo Coletivo
• funções de uma EGAC/pessoa coletiva
• regulamento interno e o que deve conter
• passos essenciais para proceder ao pedido de licenciamento de um ACC/CER na
DGEG
• metodologias de recolha de dados de consumo dos edifícios/entidades participantes na
CER/ACC
• metodologia de recolha de dados de produção fotovoltaica
• avaliação técnica & económica de um projeto piloto ACC/CER
Sessão 1 - Apresentação da formação e dos conceitos básicos de
Autoconsumo, tecnologia fotovoltaica, e avaliação técnica
1. Apresentação do contexto da formação
2. Enquadramento inicial das CER e dos ACCs
3. Conceitos técnicos básicos de energia (unidades básicas,
faturas de eletricidade, autoconsumo)
4. Conceitos básicos sobre a tecnologia fotovoltaica e/ou seus
componentes
5. Conceitos financeiros básicos
Sessão 2 - Enquadramento legal
1. Enquadramento diretiva Europeia
2. Enquadramento legislativo (conceito, benefícios)
3. Direitos e deveres de um autoconsumidor
4. CER
- Diferentes formas legais
- prós & contras
5. CER
- Porquê implementar um projeto de comunidade no
município? Como posso implementar?
6. Canais de financiamento para projetos fotovoltaicos
7. Esclarecimento de dúvidas
8. Preparação do trabalho prático
Sessão 3 – Desenvolvimento do modelo de comunidade / preparação documentação
para implementação CER/ACC
1. Apresentação dos requisitos práticos para implementar um
ACC/CER
2. Metodologia de recolha de dados de consumo
3. Apresentação e explicação de conceitos económicos básicos
4. Exemplo de avaliação económica de um projeto
5. Apresentação do pedido licenciamento DGEG
6. Dúvidas & questões (da sessão e do enunciado do trabalho)
Sessão 4 - Aplicação prática dos Conhecimentos abordados na sessão
1. Organização do auditório em grupos de trabalho
2. Identificação dos potenciais edifícios numa CER
3. Obtenção de dados de consumo de um dos edifícios
4. Obtenção de dados de produção através da plataforma PVGIS
5. Simulação & atribuição dos coeficientes de partilha
Sessão 5 - Debate de como montar uma CER/ACC e de como
elaborar um regulamento interno