Formação / Cursos
24IGP003
Protocolo em SECRETARIADO e Assistência Executiva
Área Temática Secretariado e Trabalho Administrativo
Carga Horária 14 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2024-12-05 Data de Fim 2024-12-06 Cronograma
Localidade Porto
Local de Realização IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo Profissionais de Secretariado, de Assistência Executiva, de Apoio Administrativo. Todos aqueles que, por inerência das suas funções, necessitem de adquirir conhecimentos básicos de Protocolo.
Taxa de inscrição € 200,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Dias de formação: 5 e 6 de dezembro - formação presencial

Formadora
: Cristina Fernandes - consultora de Cerimonial e Protocolo, Assessoria/Secretariado e Organização de Eventos, desenvolve projetos de formação, docência e consultoria em diversas organizações públicas e privadas, em Portugal, Angola, Brasil, Moçambique e Espanha. Em Portugal, atua regularmente como consultora de Protocolo em eventos empresariais com a presença de altas entidades do Estado (Presidente da República, Primeiro-Ministro, Ministros, Secretários de Estado, entre outros). No Santuário de Fátima, em maio de 2017, foi responsável pelo protocolo da visita do Papa Francisco. É autora do livro "Manual de Protocolo Empresarial” (2 edições). Colabora regularmente com a imprensa escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta



  • Objetivos
    • Gerais
      Dotar os formandos de conhecimentos de Protocolo aplicáveis no âmbito do exercício das funções de Secretariado.
    • Específicos No final da ação os formandos deverão:
      - Conhecer técnicas de organização protocolar aplicáveis ao contexto das tarefas de Secretariado
      - Adquirir conhecimentos que lhes permitam incrementar competências comunicacionais
      - Partilhar conhecimentos úteis à organização e gestão de encontros de trabalho e refeições profissionais
  • Programa
    • 1. Introdução: Secretariado/Protocolo, clarificação de conceitos, respetiva aplicação e interligação.

      2. O processo de comunicação.

      - Comunicação verbal e não-verbal.

      - Comunicar protocolarmente: oralmente (formas de tratamento e títulos) e por escrito (ofícios/cartas, cartões, convites, condolências)

      3. Os diversos códigos protocolares de vestuário

      4. A organização de encontros de trabalho no quotidiano profissional. A tipologia de mesas e espaços. Os planos de seating

      5. A organização de refeições profissionais de vários tipos. Especificação do processo

      6. Exercícios

      7. Perguntas & Respostas. Esclarecimento de dúvidas e aconselhamento. Partilha de informação



  • Mais Informações
    • Nº máximo de formandos 20
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) Marcadores PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação



    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
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Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219

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