INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário
Os valores da ética e da integridade de uma sociedade são referenciais fundamentais para a salvaguarda do interesse geral que deve estar, naturalmente, associado à Governação Pública e ao exercício de funções de natureza pública.
- Prevenir e combater riscos de corrupção e infrações conexas
- Fomentar a adequada implementação de canais de denúncias- detenham mais conhecimentos sobre políticas, estratégias e instrumentos de gestão e prevenção de riscos
- reflitam sobre as melhores estratégias de controlo interno, de promoção da integridade e de prevenção da fraude e da corrupção na governação pública
- fiquem alerta para a necessidade de acautelar, tempestivamente, a implementação de canais de denúncia/reporteI – Ética e Cultura de Integridade nas Organizações - António João Maia
1. Ética, conduta e cultura de integridade nas organizações
2. Princípios e valores éticos do serviço público
3. Políticas, estratégias e instrumentos de prevenção de riscos
4. O canal de denúncia interno – cuidados de modelação e operacionalização
II – Sistema de Controlo Interno e reporte de irregularidades - Filipe Pontes
1. Gestão de riscos e conflitos de interesses
2. Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
3. Criação e gestão de um sistema de controlo interno e a sua articulação com instrumentos de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
4. O Regime Geral de Proteção de Denunciantes na Administração Pública
5. Responsáveis pelo tratamento das denúncias e Autoridades Competentes Formadores/as: Filipe António Osório de Almeida Pontes António João Maia