Formação / Cursos
 
23IGP061
Endomarketing (Marketing Interno) | ON-Line
Área Temática Enquadramento na Organização Empresa
Carga Horária 10.5 Horas
Administração Central e Local
Data de Início a rececionar inscrições p/ eventual reagendamento
Formador(a) Paulo Costa
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Taxa de inscrição € 140,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: a rececionar inscrições p/ eventual reagendamento das 14:15 às 17:45h (3 sessões - 3,5h/sessão, com intervalo)

Formador: Paulo Costa, iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo desses 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como o Turismo, Gestão de Eventos, Cultura, Marketing e Notoriedade, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Ação Social, Cidadania e Igualdade, e Maior Idade, entre outras, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como a Funchal 500 Tall Ships Regatta, o Ílhavo Sea Festival ou o Festival do Bacalhau. A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o Doutoramento na mesma área. Em 2019 obteve o Título de Especialista (Provas Públicas) na área de Marketing e Publicidade, e em 2021 o Título de Especialista (Provas Públicas) na área da Gestão, especialidade em Turismo. É atualmente docente no ensino superior, investigador, formador e consultor nos domínios da Gestão, Marketing, Turismo e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.

Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.







  • Objetivos
    • Gerais

      Apresentação:

      A contratação de bons recursos humanos pelas empresas e por outras organizações, tanto públicas como privadas, mas também a sua permanência, tem-se revelado um fator de crescente importância para o seu sucesso e, por isso, de atenção e preocupação para os seus gestores. As recentes notícias sobre a dificuldade de diversos setores da economia em atrair, mas também em reter mão de obra qualificada, quebrou o mito de que, nesta relação milenar entre trabalhador e empregador, o elo mais forte é o último. E se atentarmos à demografia, à crescente facilidade de mobilidade ou ao gradual enfraquecimento do objetivo "emprego para a vida”, que marcou gerações, somos levados a acreditar que atrair e reter os melhores é e será cada vez mais "a” tarefa dos gestores, públicos e privados.

      Atentas a esta realidade, muitas organizações passaram a olhar os seus colaboradores da forma como até há pouco tempo olhavam e tratavam os seus clientes, sobretudo os melhores. É neste contexto que surge o Endomarketing ou, mais simplesmente, Marketing Interno, que poderá ser entendido como uma estratégia que tem como alvo prioritário os colaboradores de uma qualquer organização e como objetivos principais melhorar a sua imagem junto dos mesmos, aumentar a sua motivação, envolvimento, satisfação e produtividade, assim como reduzir a rotatividade.

      Objetivos Gerais

      Este curso pretende contribuir para o aumento do conhecimento de atuais e futuros profissionais em particular da área da gestão e do marketing, pública e privada, acerca da importância estratégica do Marketing Interno para o sucesso das suas organizações e dos seus colaboradores



    • Específicos No final da ação os formandos deverão ser capazes de: 

      . Entender a importância estratégica do Marketing Interno para o sucesso das organizações

      . Conhecer e interpretar o ambiente organizacional, a cultura e o público interno das organizações

      . Compreender as diferenças e as ligações entre Comunicação Interna e Marketing Interno

      . Elaborar, implementar, monitorizar e avaliar um Plano de Marketing Interno


  • Programa
    • 1. O Marketing Interno (Endomarketing)

      1.1. Origem, Definições, Conceitos e Objetivos

      1.2. O Ambiente Organizacional

      1.3. A Cultura Organizacional

      1.4. O Público Interno

      1.5. A Comunicação Interna

      1.6. Ferramentas, Ações e Estratégias de Marketing Interno

      1.6.1. O papel da Gestão de Recursos Humanos no sucesso do Marketing Interno

      1.7. Elaboração, implementação, monitorização e avaliação de um Plano de Marketing Interno

      1.8. Análise crítica de casos prático

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação

      Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.


    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha 1 computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook LinkedIn
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar