19IGP065
Protocolo e Organização de Eventos na Administração Pública
Área Temática
Secretariado e Trabalho Administrativo
Carga Horária
14 Horas
Administração
Central e Local
Data de Início
2019-09-23
Data de Fim
2019-09-24
Cronograma
Localidade
Porto
Local de Realização
IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo
Chefes de Gabinete, Assessores e profissionais de secretariado de instituições da Administração Central e Local. Outros colaboradores a exercer funções nas áreas de Relações Públicas, Comunicação, Relações Institucionais, Organização de Eventos e Protocolo.
Taxa de inscrição
€ 210,00
Financiamento
Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
Formadora:
Cristina Fernandes, consultora/formadora de Comunicação, Cerimonial e Protocolo, Secretariado e Organização de Eventos; docente; responsável, em maio de 2017, pelo protocolo da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima; mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Pós-Graduada pelo pelo ISLA em Assessoria Empresarial, e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos; Especialização, em Protocolo e Cerimonial, pela Escola Internacional de Protocolo de Madrid; licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses pela UAL; Bacharelato em Secretariado pela European Secretarial Academy; formação em Protocolo e Imagem, obtida em Espanha, na Bélgica e no Brasil; autora do livro "Manual de Protocolo Empresarial”, editado pela Universidade Católica Editora, em outubro de 2014 (1ª edição) e maio de 2016 (2ª edição); colaboradora regular com a imprensa escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta
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Objetivos
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Gerais
Compreender a abrangência e importância do desempenho da função "protocolo" no âmbito da comunicação institucional no seio de um serviço/entidade público/a
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Específicos
No final da ação os formandos deverão ser capazes de:
·
Sensibilizar para
a importância da aplicação do Protocolo no quotidiano profissional e nos
eventos de qualquer dimensão, no universo da Administração Pública.
·
Adquirir
ferramentas que permitam contribuir para a melhoria significativa do
relacionamento interpessoal e da imagem da instituição.
·
Incrementar os
conhecimentos que permitam comunicar, sobretudo por escrito, de forma mais
adequada à realidade da administração pública e em conformidade com as normas
de Protocolo.
·
Organizar eventos
de modo mais eficaz, proporcionando a projeção de uma imagem de organização e,
consequentemente, credibilidade da instituição.
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Programa
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- Conceptualização e âmbito de aplicação dos conceitos de Protocolo | Cerimonial | Etiqueta.
- A utilização do Protocolo enquanto forma de comunicar o poder.
- Os preceitos essenciais do comportamento em contexto profissional.
- A legislação nacional aplicável em Protocolo.
- Os critérios na aplicação de precedências.
- Os Símbolos Nacionais.
- A colocação e a ordenação de bandeiras.
- O Protocolo na escrita.
- Os tratamentos protocolares.
- A redação de um convite em função do grau de formalidade de um evento.
- A aplicação do Protocolo aos eventos.
- Organizar encontros de trabalho no quotidiano, aplicando técnicas de Protocolo.
- Acolher autoridades e demais convidados, nacionais e internacionais.
- Organizar linhas de cumprimentos.
- Constituir presidências.
- Definir os lugares de convidados em plateias.
- Gerir a ordem dos discursos.
- Organizar refeições e definir os lugares de anfitrião e convidados.
- Especificidades protocolares em eventos (apresentação de exemplos).
Formadores/as:
Cristina Fernandes
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Mais Informações
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Recursos Pedagógicos
PC
Quadro
Videoprojector
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Metodologias de Formação
A metodologia consiste
na exposição de conceitos, aliada à apresentação, análise e debate de exemplos
práticos. É promovida a interacção
entre os participantes, a discussão e a clarificação de dúvidas.Realizam-se
exercícios individuais, em grupo e simulações. A abordagem dos conteúdos
programáticos é feita com recurso a meios audiovisuais
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Forma de Organização
Presencial
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Metodologias de Avaliação
inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
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