No final do curso, os formandos deverão possuir conhecimentos específicos no âmbito da Gestão da Qualidade, nomeadamente:
- Finalidades de um Sistema de Gestão da Qualidade;
- Vantagens, para as organizações da Administração Pública, na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Evolução das normas da Família ISO 9000;
- A estrutura de alto nível Anexo SL e suas vantagens para a integração entre sistemas de gestão;
- A estrutura da Norma ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos;
- Fundamentos, conceitos e princípios dos sistemas de gestão da qualidade;
- Relação entre a ISO 9001:2015 com outros Sistemas de Gestão (NP ISO 31000:2018 – Gestão do risco – Princípios e linhas de orientação);
- Conceção e implementação de um modelo de Gestão da Qualidade num serviço da Administração Pública;
- Monitorização ao Sistema de Gestão da Qualidade.Módulo I – A Gestão da Qualidade
§ Gestão da Qualidade – Finalidades e vantagens.
§ Evolução das normas da Família ISO 9000.
§ A estrutura de alto nível Anexo SL – vantagens para a integração entre sistemas de gestão.
§ Síntese das alterações para a NP ISO 9001:2015 (conceitos e terminologia).
§ Modelo de Gestão da Qualidade previsto na NP ISO 9001:2015:
- Estrutura da norma;
- Fundamentos, conceitos, princípios;
- Abordagens (Ciclo PDCA, Abordagem por processos e Pensamento Baseado no Risco);
- Relação entre a NP ISO 9001:2015 com outros Sistemas de Gestão (NP ISO 31000:2018 – Gestão do risco – Princípios e linhas de orientação).Módulo II – O Sistema de Gestão da Qualidade no contexto da Administração Pública
§ Requisitos da NP ISO 9001:2015:
- Contexto da organização;
- Liderança;
- Planeamento;
- Suporte;
- Operacionalização;
- Avaliação do desempenho;
- Melhoria.
§ Aplicabilidade da NP ISO 9001:2015 aos serviços da Administração Pública com exercícios, dinamização de grupos de trabalho e análise e debate de casos práticos.