Formação / Cursos
19IGP034
Implementação da Norma ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade na Administração Pública
Área Temática Enquadramento na Organização Empresa
Carga Horária 14 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2019-03-25 Data de Fim 2019-03-26 Cronograma
Formador(a) Madalena Maria Ribeiro Magalhaes Oliveira
Localidade Porto
Local de Realização IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos e Assistentes Técnicos da Administração Pública. Responsáveis pela implementação e manutenção de Sistemas de Gestão, Gestores de Processos, gestores da Qualidade e outras funções de gestão na organização.
Taxa de inscrição € 175,00
Observações Formadora: 

Madalena Magalhães, técnica superior a desempenhar funções, na Câmara Municipal da Maia, afetas a Auditoria e Sistemas Integrados de Gestão.
Formadora e consultora interna. Implementação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade em serviços como Gabinete de Apoio à Presidência, Recursos Humanos, Gestão Financeira e Patrimonial, Apoio Jurídico e Contencioso, Administração Geral e Gestão do Arquivo Municipal, Licenciamento de Atividades Económicas, Prevenção e Segurança no Trabalho, Ação e Desenvolvimento Social, Gestão Urbana e Polícia Municipal. Conceção, implementação e manutenção do Processo de Gestão do Risco na autarquia.













  • Objetivos
    • Gerais

      A certificação ISO, baseada no referencial 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos, constitui a referência internacional para a implementação da Gestão da Qualidade nas organizações, independentemente da sua dimensão e do sector de atividade.

      Concretamente na Administração Pública, a utilização desta ferramenta de gestão é uma realidade sendo a certificação encarada como uma verdadeira oportunidade.

      Este normativo, altamente focalizado num cliente, cada vez mais exigente e informado, pode ser implementado apenas num serviço, numa unidade orgânica ou na organização no seu todo.

      O conhecimento sobre as secções da norma na perspetiva da implementação dos seus requisitos é fundamental para uma efetiva melhoria do desempenho das entidades públicas. Aprofundar tal conhecimento e adaptá-lo à realidade organizacional permitirá a estas entidades corrigir erros, reduzir custos e ineficiência, capacitando-as continuamente para a prestação de um serviço de excelência.

      O presente curso visa a transmissão de conhecimentos, bem como, a aquisição de competências técnicas para a conceção, implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade num serviço da Administração Pública.




    • Específicos

      No final do curso, os formandos deverão possuir conhecimentos específicos no âmbito da Gestão da Qualidade, nomeadamente:

      - Finalidades de um Sistema de Gestão da Qualidade;

      - Vantagens, para as organizações da Administração Pública, na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade;

      - Evolução das normas da Família ISO 9000;

      - A estrutura de alto nível Anexo SL e suas vantagens para a integração entre sistemas de gestão;

      - A estrutura da Norma ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos;

      - Fundamentos, conceitos e princípios dos sistemas de gestão da qualidade;

      - Relação entre a ISO 9001:2015 com outros Sistemas de Gestão (NP ISO 31000:2018 – Gestão do risco – Princípios e linhas de orientação);

      - Conceção e implementação de um modelo de Gestão da Qualidade num serviço da Administração Pública;

      - Monitorização ao Sistema de Gestão da Qualidade.

  • Programa
    • Módulo I – A Gestão da Qualidade

      § Gestão da Qualidade – Finalidades e vantagens.

      § Evolução das normas da Família ISO 9000.

      § A estrutura de alto nível Anexo SL – vantagens para a integração entre sistemas de gestão.

      § Síntese das alterações para a NP ISO 9001:2015 (conceitos e terminologia).

      § Modelo de Gestão da Qualidade previsto na NP ISO 9001:2015:

      - Estrutura da norma;

      - Fundamentos, conceitos, princípios;

      - Abordagens (Ciclo PDCA, Abordagem por processos e Pensamento Baseado no Risco);

      - Relação entre a NP ISO 9001:2015 com outros Sistemas de Gestão (NP ISO 31000:2018 – Gestão do risco – Princípios e linhas de orientação).

      Módulo II – O Sistema de Gestão da Qualidade no contexto da Administração Pública

      § Requisitos da NP ISO 9001:2015:

      - Contexto da organização;

      - Liderança;

      - Planeamento;

      - Suporte;

      - Operacionalização;

      - Avaliação do desempenho;

      - Melhoria.

      § Aplicabilidade da NP ISO 9001:2015 aos serviços da Administração Pública com exercícios, dinamização de grupos de trabalho e análise e debate de casos práticos.






  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Flipchart Ligação à Internet (Wi-Fi) PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação recurso aos métodos expositivo, interrogativo e ativo (análise de casos práticos).
       


    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
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Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
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