19IGP028
A Arte de Comunicar em Público: estratégias e práticas
Área Temática
Comportamento/Liderança
Carga Horária
7 Horas
Administração
Central e Local
Coord. Técnico-Científico
Sandra Dias
Localidade
Porto
Local de Realização
IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo
Profissionais que, por inerência das suas funções, necessitem de interagir e comunicar em público para pequenas ou grandes audiências
Taxa de inscrição
€ 115,00
Financiamento
Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
-
Objetivos
-
Gerais
Num mundo em que as novas
tecnologias promovem oportunidades a par de desafios, a competência
comunicacional é uma das soft skills
mais desafiantes do nosso contexto pessoal e profissional.
Comunicar em público
é mais do que verbalizar palavras. A partilha de projetos, ideias e objetivos
para captar a atenção dos interlocutores tem que ser acompanhada de segurança
no discurso e de uma componente emocional que transmita uma coerência entre o
que é dito e o que é interpretado.
Este
curso destina-se a todos os profissionais que necessitam de comunicar com
diferentes públicos no seu ambiente profissional, com o objetivo de transmitir
mensagens eficazes com vista ao comprometimento e fidelização através do desenvolvimento da competência individual para comunicar em público.
-
Específicos
No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
·
Identificar
as técnicas de comunicar em público
·
Reconhecer
a importância e impacto da imagem pessoal
·
Conhecer
e captar a atenção do público
·
Identificar
e aplicar os recursos da comunicação não verbal
·
Reconhecer
e solicitar feedback
. Planear a
apresentação
-
Programa
-
1. Falar versus comunicar
2. Auto-controle e posicionamento pessoal
3. O impacto da imagem
4. Os recursos da comunicação não verbal: a voz, o olhar, os gestos, a
postura e a movimentação
5. Planear a apresentação
·
Captar e manter a atenção
·
O humor na comunicação
·
Escuta e reformulação
·
Lidar com situações difíceis: objeções,
agressividade ou indiferença
·
Lidar com imprevistos
. Integrar a audiência
6. Pitch individual
-
Mais Informações
-
Recursos Pedagógicos
PC
Quadro
Videoprojector
-
Metodologias de Formação
A
formação será presencial, decorrendo em contexto de sala de formação.
Considerando a natureza dos conteúdos abordados, a metodologia será
teórico-prática.
-
Forma de Organização
Presencial
-
Pré-requisitos
voltar