Formador: Dr. Jorge Pação, jurista e docente universitário na Fac. Dtº da Univ. de Lisboa; assessor no Tribunal Constitucional
ENQUADRAMENTO: o regime jurídico dos bens integrados no património da administração autárquica oferece, com frequência, um número significativo de problemas relacionados com a sua aquisição, gestão e alienação. Estes problemas adensam-se perante a distinção oferecida pelo ordenamento jurídico entre bens do domínio público e bens do domínio privado das autarquias locais.
Deste modo, a gestão pública autárquica não poderá ser convenientemente realizada sem que haja uma concreta percepção do regime constitucional do domínio público das autarquias locais e dos principais regimes legais aplicáveis à gestão do domínio público e domínio privado das autarquias locais.
Trata-se, aliás, de matéria
frequentemente descurada na formação jurídica em direito público, mas que
assume, cada vez mais, importância central na administração autárquica. A boa administração do património mediante
o conhecimento dos mecanismos jurídicos que lhe são aplicáveis revela-se, de
facto, essencial a uma boa administração autárquica.
OBJETIVOS GERAIS: compreensão dos conceitos-chave do direito administrativo do bens
(domínio público e domínio privado autárquico). Promover a melhor gestão autárquica dos bens públicos dentro do
quadro legal vigente.
Pretende-se que, no final do curso, os formandos detenham mais conhecimentos e compreensão sobre:
- regime
constitucional do domínio público autárquico;
- relação
entre a Lei n.º 75/2013 e o Regime Jurídico do Património Imobiliário
Público;
- os princípios
fundamentais do domínio público;
- os conceitos
de classificação legal, classificação administrativa e afetação, em concreto, a afetação e
desafectação de bens ao domínio público;
- a distinção entre domínio
público e domínio privado autárquico;
- os modos de aquisição,
gestão e alienação de bens públicos, em especial, os procedimentos
administrativos aplicáveis.
Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de nível de conhecimentos/expetativas); contínua formativa (oral e prática, durante a exposição dos temas) e final de reação (questionário individual e discussão orientada).