Formadora: Prof. Doutora Dulce Lopes, jurista e docente universitária
A
presente ação visa dar conta dos mecanismos atualmente vigentes para a
regulação e ordenamento do solo rural/rústico, de modo a apetrechar os técnicos
públicos e privados com conhecimentos técnicos e jurídicos para gerir aqueles
solos de forma produtiva e sustentável, em conformidade com a lei.
Análise da legislação sobre ordenamento
rural e da prática de ordenamento
rural, bem como de formas de actuação e de interpretação da legislação.
Pretende-se que, no final do curso, os formandos sejam capazes de:
- Compreender os modos de aquisição, fracionamento, emparcelamento, reparcelamento e alineação de prédios rústicos
- Explicitar modelos de planeamento e de gestão rural, sobretudo nos perímetros de rega, baldios e nos espaços florestais
1. Ordenamento do território: componentes estruturais
2. Ordenamento Rural: conceito e objecto - uma nova política?
3. Instrumentos jurídicos (nacionais):
a) condicionantes (restrições ao uso do solo): regime jurídico florestal, RAN
b) instrumentos fundiários (reforma agrária, cadastro, estruturação fundiária, usucapião/acessão e mecanismos registais, augi, baldios, fundos)
d) instrumentos de ordenamento (o papel dos programas regionais, setoriais e especiais)
e) instrumentos de planeamento e programação (planos (inter)municipais, em especial planos de intervenção em espaço rústico, os planos baldios, planos de gestão das ZIF)
f) instrumentos de gestão (ZIF; baldios, etc.)
g) instrumentos de responsabilização (controlo e auto-controlo)
4. Análise em especial da Lei da Estruturação Fundiária (Lei 111/2015)
Formadores/as: Dulce LopesExposição oral, suportada por apresentação em PPT, ilustrada com demonstrações, incluindo questões orientadas para o desenvolvimento dos conhecimentos atuais dos formandos e para as suas expetativas; apresentação de estudos de casos suportados por períodos de discussão/debate.
Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de nível de conhecimentos/expetativas); contínua formativa (oral e prática, durante a exposição dos temas) e final de reação (questionário individual e discussão orientada).