Pretende-se uma ação, complementar de outras realizadas nesta temática,por forma a melhorar as competências pessoais e profissionais em temas avançados de protocolo na gestão de eventos, alertando, através da análise e debate de práticas, para a importância da aplicação do Protocolo no quotidiano profissional e nos eventos de qualquer dimensão, no universo da Administração Pública
·Aprofundar técnicas de protocolo no que concerne o tema das precedências e sua aplicação em presidências e plateias;
·Adquirir competências de âmbito protocolar que permitam estabelecer e consolidar parcerias profissionais com estrangeiros;
·Obter os conhecimentos necessários ao desempenho da função de mestre-de-cerimónias e "voz off"em eventos institucionais;
Módulo I
1. Precedências
a. A gestão de convidados em função das precedências oficiais (análise detalhada da Lei n.º 40/2006) e a sua interligação com precedências não oficiais.
b. A organização e os diversos tipos de presidências.
c. A organização de plateias.
d. Exercícios e simulações.
Módulo II
2. Protocolo Multicultural
a. Aspetos a ter em conta no recebimento de visitantes estrangeiros.
b. Detalhes a considerar em função de características de diferentes nacionalidades, culturas e religiões.
c. Apresentação de exemplos.
Módulo III
3. Atuar como Mestre-de-cerimónias e Voz off em Eventos
a. Comunicação interpessoal eficaz: a comunicação verbal e a comunicação silenciosa.
b. A presença visual e a imagem pessoal: adequabilidade e harmonia.
c. Princípios de oratória e técnicas facilitadoras do ato de falar em público.
d. Estruturação e redação de guiões/textos para leitura no desempenho da função de Mestre-de-cerimónias e "Voz-off", em cerimónias protocolares e outros eventos.
e. Simulações e consequentes análises.
A metodologia consiste na exposição de conceitos, aliada à apresentação, análise e debate de exemplos práticos. É promovida a interação entre os participantes, a discussão e a clarificação de dúvidas.Realizam-se exercícios individuais, em grupo e simulações. A abordagem dos conteúdos programáticos é feita com recurso a meios audiovisuais