INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, no dia anterior ao início do curso, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat disponível e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
· Conhecer técnicas específicas para atingir o sucesso e reduzir o seu stress, ao saber comunicar e trabalhar com muitos tipos de pessoas: chefes, colegas, colaboradores, familiares
· Saber trabalhar mais eficazmente com pessoas não fáceis, discordando sem antagonismo, identificando comportamentos específicos, lidando com o conflito e a agressividade e anulando um comportamento potencialmente explosivo
· Adotar uma atitude pró-ativa com pessoas consideradas problemáticas
· Ser um catalisador no mudar comportamentos não fáceis
· O que é uma pessoa não fácil?
· A autoavaliação do seu estilo de comportamento.
· Os tipos mais comuns de pessoas não fáceis
· Estratégias para lidar com os antagonismos no local de trabalho e não só
o O seu autocontrolo – o corpo e as emoções
o Saber interpretar a linguagem não-verbal no outro
o Habilidades Interpessoais essenciais: rapport, empatia e reformulação com pessoas desafiadoras, como e quando aplicar
o A arte de fazer as perguntas certas
o Saber agir assertivamente
§ O comportamento não-verbal do assertivo
§ A técnica DESC
o Técnicas para contornar objeções
· Como relacionar-se com os tipos mais comuns de pessoas não fáceis