Formador: Paulo Costa, iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo desses 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como o Turismo, Gestão de Eventos, Cultura, Marketing e Notoriedade, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Ação Social, Cidadania e Igualdade, e Maior Idade, entre outras, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como a Funchal 500 Tall Ships Regatta, o Ílhavo Sea Festival ou o Festival do Bacalhau. A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo na Universidade de Aveiro e, em 2024, o Doutoramento em Turismo na mesma Universidade. Em 2019 obteve o Título de Especialista (Provas Públicas) na área de Marketing e Publicidade, e em 2021 o Título de Especialista (Provas Públicas) na área da Gestão, especialidade em Turismo. É atualmente docente no ensino superior, consultor, investigador e formador nos domínios da Gestão, Marketing, Turismo e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.
INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
Fundamentação
Os grandes eventos revestem-se de elevada importância estratégica para os territórios, caraterizando-se pela sua relevante dimensão física e financeira. Ao contribuir de forma decisiva para a sua dinamização turística, social e económica, assim como para o seu posicionamento e promoção, nacional e internacional, constituem-se como uma ferramenta decisiva para o aumento da sua competitividade.
A distância que vai do sucesso ao insucesso é muitas vezes curta, importando por isso dotar os seus responsáveis dos necessários conhecimentos e aptidões para o seu bom planeamento e gestão, sobretudo em tempos de tão rápidas e profundas mudanças sociais, económicas, políticas, ambientais e tecnológicas.
Objetivos gerais
- Perceber a importância da realização de grandes eventos para os territórios (cariz desportivo, náutico, cultural, gastronómico ou outro)
- Planear, gerir e avaliar um grande evento de forma eficiente e eficaz
. Elaborar e monitorizar cronogramas e check-lists
. Coordenar e gerir equipas
. Preparar briefings e debriefings
. Organizar a logística
. Minimizar as despesas e maximizar as receitas
. Gerir patrocínios, apoios e parcerias
. Implementar métodos e ferramentas eficazes de divulgação e de avaliação
1. Enquadramento Geral
Conceito, importância, tipologias e impactos dos eventos;
Indústria de eventos;
Tendências nos eventos;
Ciclo de vida dos eventos;
Portfólio de eventos;
Relação entre eventos, turismo e marketing territorial;
Marketing de eventos.
2. Pré-evento, Evento e Pós-evento
Os públicos dos eventos;
Motivações dos participantes;
a) Planeamento: tipos, questões fundamentais do planeamento e fases do planeamento de eventos
b) Divulgação:tipos de comunicação; Tendências; Plano de comunicação do evento;
c) Organização:áreas fundamentais, equipa de gestão, perfil do organizador de eventos, comunicação, liderança e gestão de recursos humanos;
d) Avaliação:monitorização, estratégias e instrumentos de avaliação, encerramento do evento;
Gestão de crise;
Sustentabilidade dos eventos;
Eventos acessíveis e inclusivos;
Certificação de eventos.
3. Gestão do Orçamento
Construção, controlo e gestão do orçamento.
4. Financiamento de Eventos
Tipos e fontes de financiamento;
Patrocínios, apoios e parcerias;
Dossier do Evento.
5. O Futuro dos Eventos
Tendências;
Os eventos e o Metaverso;
O papel da Inteligência Artificial (IA) no presente e futuro dos eventos.
Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.