Formação / Cursos
25IGP076
Ciclo de Vida do Contrato e a Figura do Gestor de Contrato | ON-Line
Área Temática Contratação Pública
Carga Horária 14 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2025-03-13 Data de Fim 2025-03-18 Cronograma
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Preferencialmente dirigentes em cargos de direção superior ou intermédia e técnicos na área da contratação pública de entidades da Administração Direta e Indireta do Estado e Administração Autónoma (Autarquias Locais, empresas do Sector Empresarial Público e Local).
Taxa de inscrição € 210,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 13, 14, 17 e 18 de março - das 14:00 às 17:30h (4 sessões = 3,5h/sessão, com intervalo)

Formador/a:
Ana Vieira, mais de 14 anos de experiência em contratação pública

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.

  • Objetivos
    • Gerais

      . Compreender o que é um contrato e todo o ciclo de vida de um contrato, desde o início da preparação de um procedimento pré-contratual até ao fecho do contrato, com a elaboração do relatório final do contrato,
      . Compreender a importância, o papel e as responsabilidades dos gestores de contrato
      . Compreender a importância e como devem ser feitas a monitorização e eventual revisão um contrato







    • Específicos

      No final, os formandos compreendem:

      . o que é e como se caracteriza um contrato
      . o que é e distinguir cada um das fases do ciclo de vida de um contrato
      . boas práticas e principais dificuldades associadas a cada fase
      . o que é o TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Posse)
      . a forma de definir indicadores de desempenho e níveis de serviço e a importância da sua adequação a cada contrato
      . a importância, as funções e as responsabilidades do gestor de contrato
      . a importância da adequação das competências do gestor do contrato ao objeto do contrato, aos indicadores e aos níveis de serviço
      . a importância da fase de monitorização do contrato






  • Programa
    • 1. O contrato
       O que é um contrato. Elementos que o caracterizam.
       A importância da gestão de um contrato
      2. As 7 fases do ciclo de vida de um contrato
       Em que consiste cada uma
       Dificuldades e boas práticas em cada fase
      3. A figura do Gestor de Contrato e as suas funções
      4. TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Posse)
       O que é e qual a sua importância
      5. A definição de acordos de níveis de serviço, objetivos e indicadores-chave
       O que são e como se relacionam
       Por que são importantes
       Casos práticos
      6. Monitorização e revisão de contratos

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação
      A metodologia de ensino seguido incluirá a exposição do tema, sendo esperada a participação dos formandos. Sempre que possível serão apresentados exemplos e casos práticos, promovendo assim a ligação ao dia-a-dia dos formando e a situações concretas.

    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
    • Pré-requisitos 1. deter conhecimentos genéricos de contratação e/ou de gestão de contratos

      2. É obrigatório que cada formando tenha 1 computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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