Data e horário das sessões (total de 9 sessões - 3-3,5h/sessão, com intervalo):
ON-LINE: 25, 26 e 27 de junho: 9:30h - 12:30h
PRESENCIAL: 30 de junho + 1 e 2 de julho: 9.30h - 13.00h | 14:00 - 17:30h
Formador: João Amaral e Almeida, advogado, Docente na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, autor de artigos e publicações diversas, formador regular do IGAP, com especial experiência na área da contratação pública, apoiando entidades do setor público no âmbito da preparação, montagem e acompanhamento de procedimentos de contratação pública, incluindo a elaboração de modelos multicritério de avaliação de propostas; Membro do Grupo de Trabalho incumbido da elaboração, entre 2005 e 2007, do projeto de Código dos Contratos Públicos; consultor jurídico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura desde 1991.
INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
· Conhecer os motivos de exclusão das propostas
· Conhecer os principais problemas (e a metodologia da sua resolução) envolvidos na avaliação das propostas
· Saber elaborar um modelo de avaliação das propostas, quer na vertente quantitativa, quer na vertente qualitativa
1. Introdução: conceitos gerais
1.1. Os aspetos da execução do contrato submetidos e os não submetidos à concorrência
1.2. Os conceitos de atributos, termos e condições, limites mínimos e limites máximos e parâmetros base
1.3. O regime do preço base
2. Análise das propostas
2.1. Os motivos materiais de exclusão das propostas (o n.º 2 do artigo 70.º do CCP)
2.2. A adjudicação de propostas com preço superior ao preço base
2.3. O novo regime do preço anormalmente baixo
2.4. Os motivos formais de exclusão das propostas (o n.º 2 do artigo 146.º do CCP)
2.5. Exemplos da jurisprudência
3. Avaliação das propostas
3.1. O critério de adjudicação: conceito e modalidades (multifator e monofator)
3.2. Fatores densificadores do critério de adjudicação: os aspetos da execução contratual e a ligação ao objeto do contrato
3.3. O fator preço; a diferença entre preço e custo
3.4. Fatores relativos ao pessoal afeto à execução do contrato; a diferença relativamente à avaliação da capacidade técnica e da capacidade financeira de candidatos
3.5. Boas práticas para a seleção dos fatores densificadores do critério de adjudicação
3.6. A modalidade multifator do critério de adjudicação: a elaboração de um modelo de avaliação das propostas (regras jurídicas e regras de gestão)
3.7. A imprescindível distinção entre "desempenho/performance” e "valor”
3.8. As escalas de pontuação; a amplitude da performance avaliável e a amplitude da escala
3.9. A necessidade de ancoragem das escalas
3.10. As fórmulas de avaliação do preço e de outros aspetos quantitativos
3.11. A avaliação simultânea de vários preços relativos à execução do contrato: modalidade multifator ou agregação dos preços? O exemplo dos custos do ciclo de vida
3.12. A construção de descritores de impacto para fatores de natureza qualitativa: as chamadas "grelhas de avaliação”
3.13. Descritores fechados e descritores abertos; descritores unidimensionais e descritores multidimensionais
3.14. O cálculo dos coeficientes de ponderação associados a cada fator
3.15. O sistema agregativo-compensatório: compreensão global
3.16. O papel do júri: os juízos de comparação das propostas com os níveis dos descritores de impacto (e a comparação das propostas entre si); a atribuição das pontuações parciais
3.17. A fundamentação das pontuações parciais; a elaboração dos relatórios pelo júri
nota: as construções de múltiplos exemplos de modelos de avaliação é feita em simultâneo com o desenvolvimento da explicação de cada um dos pontos anteriores