Formação / Cursos
 
23IGP081
Contratação Pública no âmbito dos Contratos Públicos de Bens, de Serviços e de Empreitadas de Obras Públicas | ON-Line
Área Temática Contratação Pública
Carga Horária 14 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2023-04-13 Data de Fim 2023-04-14 Cronograma
Formador(a) Alberto Teixeira
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo trabalhadores com funções nas áreas dos serviços jurídicos e responsáveis por lançar e acompanhar procedimentos de contratação pública
Taxa de inscrição € 185,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 13 e 14 de abril: das 9:30 às 13.00H e das 14:00 às 17:30h (4 sessões = 3,5h/sessão, com intervalo)  

Formador
: Alberto Teixeira, advogado, ex dirigente na CCDR Norte, consultor e formador especializado em contratação pública

Recomenda-se tenha disponível na formação a legislação atualizada sobre CCP.

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário

  • Objetivos
    • Gerais

      A presente acção de formação tem como objetivo geral a melhoraria da competência para analisar e discutir o regime jurídico da contratação pública no âmbito da celebração de contratos públicos de bens, serviços e empreitadas de obras públicas, atento quer as revisões do CCP, quer a transposição das Diretivas Comunitárias, quer, ainda, as tramitações especiais.






    • Específicos
      No final da formação, os formandos devem ser capazes de:

      a) Identificar a legislação nacional e comunitária aplicável em matéria de contratos públicos de bens, serviços e empreitadas de obras públicas

      b) Interpretar e compreender os princípios fundamentais da contratação pública

      c) Identificar os diferentes tipos de procedimentos, suas características, especificidades e tramitação

      d) Identificar os aspectos essenciais dos procedimentos pré-contratuais e respetivas tramitações

      e) Identificar os aspetos essenciais das intervenções da Entidade Adjudicante, do júri do procedimento, dos Interessados, dos candidatos e dos concorrentes






  • Programa
    • 1. Enquadramento Legal e Princípios Gerais da Contratação Pública

      1.1. Os contratos de bens, de serviços e de empreitada de obra pública nas últimas décadas

      1.2. O direito comunitário da contratação pública: Diretivas (2014) e Jurisprudência do TJUE

      1.3. O CCP e as regras da contratação pública

      1.4. Princípios fundamentais da contratação pública

      1.5. A aplicação das regras da contratação pública por força da utilização de fundos comunitários

      1.6. A articulação das regras do CCP com outros normativos legais

      2. Breve referência aos procedimentos especiais de contratação pública consagrados na Lei nº 30/2021, de 21.05.

      3. Os tipos de procedimentos e as metodologias de escolha do procedimento adequado

      3.1. Tipos de procedimentos gerais e especiais

      3.2. O princípio da tipicidade dos procedimentos

      3.3. O procedimento pré-contratual concorrencial como regra

      3.4. Critérios de escolha do procedimento adequado

      3.5. Necessidade de uma escolha fundamentada do procedimento do ajuste direito com base em critérios materiais

      3.6. Os contratos públicos (de bens, de serviços e empreitadas de obras públicas) e a escolha do procedimento por ajuste direto com base em critérios materiais

      4. Elementos preparatórios/instrução dos procedimentos pré-contratuais

      4.1. Da consulta preliminar de mercado à decisão de contratar

      4.2. As peças do procedimento – regras na elaboração do Convite, do Programa do Concurso e do Caderno de Encargos e Projeto de execução

      4.3. O preço base, procedimentos a adotar para sua determinação e implicações do mesmo

      4.4. Regras financeiras da realização de despesa – contratos com despesas plurianuais

      4.5. A divisão em lotes como regra e o fracionamento de contratos

      4.6. O critério de adjudicação, modalidades, fatores e subfactores, modelo de avaliação de propostas e grelha de avaliação de propostas

      5. Decisão de abertura do procedimento/decisão de contratar/competência/delegação de competências

      6. O júri como órgão instrutório

      6.1. Início de funções

      6.2. Abertura de propostas

      6.3. Solicitação de esclarecimentos das propostas

      6.4. Análise e avaliação de candidaturas e de propostas

      6.5. Relatório preliminar

      6.6. Audiência prévia dos interessados

      6.7. Relatório final

      7. Prazo para apresentação de propostas

      7.1. Definição do prazo

      7.2. Esclarecimentos, retificação e alteração das peças de procedimento

      7.3. Regime dos erros e omissões na fase pré-contratual

      8. A candidatura/proposta

      8.1. Interessado, candidato e concorrente

      8.2. O regime dos Impedimentos à apresentação proposta/candidatura e sua eventual relevação

      8.3. Prorrogação do prazo para apresentação de propostas ou candidaturas

      8.4. Os documentos, idioma, modo de apresentação e prazo de manutenção

      8.5. O conceito do preço e do custo anormalmente baixo

      8.6. Esclarecimentos e suprimento de candidaturas/propostas

      8.7. Os motivos formais e materiais de exclusão das propostas

      9. Adjudicação e os atos subsequentes

      9.1. O ato administrativo de adjudicação

      9.2. Dever de adjudicação

      9.3. As causas de não adjudicação

      9.4. Notificação da adjudicação

      10. A habilitação do adjudicatário

      10.1. Documentos de habilitação

      10.2. Notificação/Prazo e documentação necessária

      10.3. A caução – valor, modo de a prestar e consequências

      10.4. Confirmação de compromissos

      11. O contrato – conteúdo, aceitação e/ou reclamação da minuta

      11.1. Contrato não escrito

      11.2. Celebração do contrato a escrito

      11.3. Minuta do contrato/conteúdo obrigatório/aprovação/ajustamentos/aceitação/reclamação

      11.4. Outorga do contrato/representação

      12. Caducidade do ato administrativo de adjudicação

      13. Intervenção do Tribunal de Contas/visto prévio/fiscalização concomitante

      14. Relatório da formação do contrato, publicidade www.base.gov.pt

      15. Litígios: Impugnação administrativa, impugnação judicial ou resolução através de arbitragem

      Formadores/as: Alberto Teixeira
  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação

      Basear-se-á na exposição com suporte de apresentações em PPT, na experiência interativa dos formandos, no debate das dúvidas evidenciadas na avaliação diagnóstica e essencialmente na análise e resolução de casos concretos


    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
    • Pré-requisitos

      É obrigatório que cada formando tenha 1 computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.

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Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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