Formador: Paulo Costa, iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo desses 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como o Turismo, Gestão de Eventos, Cultura, Marketing e Notoriedade, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Ação Social, Cidadania e Igualdade, e Maior Idade, entre outras, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como a Funchal 500 Tall Ships Regatta, o Ílhavo Sea Festival ou o Festival do Bacalhau. A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o Doutoramento na mesma área. Em 2019 obteve o Título de Especialista (Provas Públicas) na área de Marketing e Publicidade, e em 2021 o Título de Especialista (Provas Públicas) na área da Gestão, especialidade em Turismo. É atualmente docente no ensino superior, investigador, formador e consultor nos domínios da Gestão, Marketing, Turismo e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.
Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)
INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
Fundamentação
Os grandes eventos revestem-se de elevada importância
estratégica para os territórios, caraterizando-se pela sua relevante dimensão
física e financeira. Ao contribuir de forma decisiva para a sua dinamização
turística, social e económica, assim como para o seu posicionamento e promoção,
nacional e internacional, constituem-se como uma ferramenta decisiva para o
aumento da sua competitividade.
A distância que vai do sucesso ao insucesso é muitas vezes curta, importando por isso dotar os seus responsáveis dos necessários conhecimentos e aptidões para o seu bom planeamento e gestão, sobretudo em momentos desafiantes como aqueles que temos vivido fruto da pandemia causada pela COVID-19.
Objetivos gerais
- Perceber a importância da realização de grandes eventos
para os territórios (cariz desportivo, náutico, cultural, gastronómico ou
outro)
- Planear,
gerir e avaliar um grande evento de forma eficaz
. Elaborar e monitorizar cronogramas e check-lists
. Coordenar e gerir equipas
. Preparar briefings e debriefings
. Organizar a logística
. Minimizar as despesas e maximizar as receitas
. Gerir patrocínios, apoios e parcerias
. Implementar métodos e ferramentas de divulgação e de avaliação1. Apresentação. Enquadramento geral
1.1. Conceito de Evento
1.2. Importância dos Eventos
1.3. Tipologias dos Eventos
1.4. Motivação dos participantes
Exercício 1
2. O ciclo de vida dos eventos
2.1. A inovação como ferramenta de renovação
Exercício 2
3. Planeamento de Eventos
3.1. A Indústria dos Eventos
3.2. Planeamento
3.2.1. Gestão de Crise
3.2.2. Questões fundamentais do Planeamento
3.2.3. Perspetiva Estratégica
3.2.4. Características do processo
3.2.5. Tipos de Planeamento
3.2.6. Fases do Planeamento e Organização
3.3. Organização
Exercício 3
4. Coordenação de Eventos
4.1. Liderança
4.1.1. Tipos de Liderança
4.2. Equipa de Gestão
5. Gestão do Orçamento
5.1. Construção e gestão do orçamento
5.2. Definição de Rúbricas (despesa e receita)
Exercício 4
6. Monitorização e Avaliação de Eventos
6.1. Monitorização
6.1.1. Importância
6.1.2. Instrumentos
6.2. Avaliação
6.2.1. Importância
6.2.2. Áreas de Avaliação
6.3. Análise de Casos Práticos
7. Financiamento de Eventos
7.1. Tipos e fontes de financiamento
8. Patrocínios, Apoios e Parcerias
8.1. O que são os Apoios
8.2. O que é o Mecenato
8.3. O que são os Patrocínios
8.3.1. Como conquistar Patrocínios
8.3.1.1. O Dossier do Evento
8.3.2. Exemplos
8.4. Dinâmica: Técnica Role-Playing - "Jogos de Papéis”
9. A importância dos media e new media nos Eventos
9.1. Comunicação, Publicidade, Marketing Direto e Relações Públicas
9.2. Tipos de Comunicação
9.3. Tendências de social media
10. O futuro dos eventos e a COVID-19
10.1. Impactos da COVID-19 nos eventos
10.2. Os eventos no pós-COVID
11. Análise de casos práticos (exercício final). Conclusões.Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.