Formação / Cursos
 
23IGP060
Planeamento e Gestão de Grandes Eventos - 2ª Ed | ON-Line
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 21 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2023-04-11 Data de Fim 2023-04-20 Cronograma
Formador(a) Paulo Costa
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Autarquias: dirigentes, técnicos superiores e outros colaboradores. Empresas: profissionais do setor dos eventos e todos os interessados em organizar eventos de âmbito profissional.
Taxa de inscrição € 275,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de abril - das 14:15 às 17:45h (6 sessões - 3,5h/sessão, com intervalo)

Formador: Paulo Costa, iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo desses 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como o Turismo, Gestão de Eventos, Cultura, Marketing e Notoriedade, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Ação Social, Cidadania e Igualdade, e Maior Idade, entre outras, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como a Funchal 500 Tall Ships Regatta, o Ílhavo Sea Festival ou o Festival do Bacalhau. A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o Doutoramento na mesma área. Em 2019 obteve o Título de Especialista (Provas Públicas) na área de Marketing e Publicidade, e em 2021 o Título de Especialista (Provas Públicas) na área da Gestão, especialidade em Turismo. É atualmente docente no ensino superior, investigador, formador e consultor nos domínios da Gestão, Marketing, Turismo e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.

Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.







  • Objetivos
    • Gerais

      Fundamentação

      Os grandes eventos revestem-se de elevada importância estratégica para os territórios, caraterizando-se pela sua relevante dimensão física e financeira. Ao contribuir de forma decisiva para a sua dinamização turística, social e económica, assim como para o seu posicionamento e promoção, nacional e internacional, constituem-se como uma ferramenta decisiva para o aumento da sua competitividade.
      A distância que vai do sucesso ao insucesso é muitas vezes curta, importando por isso dotar os seus responsáveis dos necessários conhecimentos e aptidões para o seu bom planeamento e gestão, sobretudo em momentos desafiantes como aqueles que temos vivido fruto da pandemia causada pela COVID-19.

      Objetivos gerais

      - Perceber a importância da realização de grandes eventos para os territórios (cariz desportivo, náutico, cultural, gastronómico ou outro)
      - Planear, gerir e avaliar um grande evento de forma eficaz

    • Específicos No final da ação os formandos deverão ser capazes de: 

      . Elaborar e monitorizar cronogramas e check-lists

      . Coordenar e gerir equipas

      . Preparar briefings e debriefings

      . Organizar a logística

      . Minimizar as despesas e maximizar as receitas

      . Gerir patrocínios, apoios e parcerias

      . Implementar métodos e ferramentas de divulgação e de avaliação

  • Programa
    • 1. Apresentação. Enquadramento geral

      1.1. Conceito de Evento

      1.2. Importância dos Eventos

      1.3. Tipologias dos Eventos

      1.4. Motivação dos participantes

      Exercício 1

      2. O ciclo de vida dos eventos

      2.1. A inovação como ferramenta de renovação

      Exercício 2

      3. Planeamento de Eventos

      3.1. A Indústria dos Eventos

      3.2. Planeamento

      3.2.1. Gestão de Crise

      3.2.2. Questões fundamentais do Planeamento

      3.2.3. Perspetiva Estratégica

      3.2.4. Características do processo

      3.2.5. Tipos de Planeamento

      3.2.6. Fases do Planeamento e Organização

      3.3. Organização

      Exercício 3

      4. Coordenação de Eventos

      4.1. Liderança

      4.1.1. Tipos de Liderança

      4.2. Equipa de Gestão

      5. Gestão do Orçamento

      5.1. Construção e gestão do orçamento

      5.2. Definição de Rúbricas (despesa e receita)

      Exercício 4

      6. Monitorização e Avaliação de Eventos

      6.1. Monitorização

      6.1.1. Importância

      6.1.2. Instrumentos

      6.2. Avaliação

      6.2.1. Importância

      6.2.2. Áreas de Avaliação

      6.3. Análise de Casos Práticos

      7. Financiamento de Eventos

      7.1. Tipos e fontes de financiamento

      8. Patrocínios, Apoios e Parcerias

      8.1. O que são os Apoios

      8.2. O que é o Mecenato

      8.3. O que são os Patrocínios

      8.3.1. Como conquistar Patrocínios

      8.3.1.1. O Dossier do Evento

      8.3.2. Exemplos

      8.4. Dinâmica: Técnica Role-Playing - "Jogos de Papéis”

      9. A importância dos media e new media nos Eventos

      9.1. Comunicação, Publicidade, Marketing Direto e Relações Públicas

      9.2. Tipos de Comunicação

      9.3. Tendências de social media

      10. O futuro dos eventos e a COVID-19

      10.1. Impactos da COVID-19 nos eventos

      10.2. Os eventos no pós-COVID

      11. Análise de casos práticos (exercício final). Conclusões.

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação

      Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.


    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha 1 computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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