23IGP051
Técnicas Avançadas de Secretariado - Comunicação e Imagem na Organização
Área Temática
Secretariado e Trabalho Administrativo
Carga Horária
14 Horas
Administração
Central e Local
Data de Início
2023-09-28
Data de Fim
2023-09-29
Cronograma
Localidade
Porto
Local de Realização
IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo
Chefes de Gabinete; Assessores; Assistentes; Secretária/os, técnica/os administrativos e todos aqueles que, de uma forma geral, necessitam de adquirir/aprofundar conhecimentos sobre estes assuntos.
Taxa de inscrição
€ 200,00
Financiamento
Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
Dias de Formação: 28 e 29 de setembro -
formação presencial
Formadora: Cristina Fernandes
, consultora de Comunicação, Cerimonial e Protocolo, Secretariado e Organização de Eventos, desenvolve projetos de formação, docência e consultoria em diversas organizações públicas e privadas, em Portugal, Angola e Brasil. No Santuário de Fátima, em maio de 2017, foi responsável pelo protocolo da visita do Papa Francisco. É autora do livro "Manual de Protocolo Empresarial” (2 edições). Colabora regularmente com a imprensa escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta
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Objetivos
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Gerais
As Assessoras, Assistentes e Secretárias são colaboradoras fundamentais numa organização pública. Para serem bem-sucedidas e, simultaneamente, constituírem uma inequívoca mais-valia para os profissionais que apoiam, estas profissionais devem, além de saber ser e saber estar, deter a capacidade de comunicar com eficácia. Existem, entre muitos outros, dois factores imprescindíveis para o sucesso no desempenho das funções de Secretariado: a capacidade do gestor público confiar e, portanto, delegar trabalho na sua Secretária e a capacidade desta de desempenhar um leque alargado de funções com eficiência e sempre de forma irrepreensível.
Esta capacidade da Secretária é largamente potenciada pela formação, tanto mais que a profissão, nos últimos anos, tem vindo a sofrer as dificuldades inerentes ao mercado de trabalho. Para que a administração pública olhe para a função de Secretariado como um ativo estratégico a desenvolver e preservar, a Secretária deverá ser cada vez mais qualificada, acompanhando a evolução do setor público, e detendo a capacidade de desempenhar múltiplas tarefas, sempre de forma irrepreensível.
Daí que o principal objetivo deste curso seja compreender a abrangência e importância da função "secretariado" a desempenhar, proporcionando aumento do conhecimento e da prática na área em causa.
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Específicos
No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
- Aplicar técnicas de Secretariado direcionadas aos diversos públicos com que se relacionam e gerir melhor os respectivos relacionamentos.
- Estar aptos a comunicar positiva e persuasivamente e em conformidade com os padrões vigentes de cortesia, urbanidade e ética.
- Melhorar significativamente a imagem profissional pessoal, bem como contribuir para a melhoria da imagem do sector público.
- Organizar reuniões e refeições de trabalho.
- Redigir documentos com maior profissionalismo.
- Saber receber e acolher todo o tipo de convidados.
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Programa
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I - O/a profissional de Secretariado
(competências pessoais e profissionais | cumprimento de valores éticos
essenciais ao desempenho da função | os desafios na atualidade) -
Relacionamento Secretário/a – Chefia (autoconhecimento | conhecimento das
Chefias | princípios de inteligência emocional) - Gestão de prioridades -
Gestão de stress - Gestão de conflitos e problem solving.
II - A Comunicação Interpessoal:
verbal e não-verbal - Imagem pessoal como reflexo da função e ajuste ao
contexto. A imagem e a presença visual feminina e masculina: tudo comunica
(saber ser e saber estar | postura e atitude) - Linguagem e formas de
tratamento (títulos académicos, honoríficos, protocolares e outros) -
Correspondência (fórmulas | convites | mensagens de boas festas | mensagens de
agradecimento | mensagens de condolências | cartões-de-visita) - Comunicação em
contexto digital.
III - Os instrumentos de Relações
Públicas. Acolher: a responsabilidade do anfitrião (o recebimento de
visitantes, de VIP’s, de estrangeiros, de entidades privadas e de outros
sectores da administração pública). As técnicas fundamentais para organização
de reuniões e refeições profissionais. Dúvidas. Debate e aconselhamento.
Partilha de informação e de conhecimentos.
Formadores/as:
Cristina Fernandes
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Mais Informações
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Recursos Pedagógicos
PC
Quadro
Videoprojector
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Metodologias de Formação
Recurso aos métodos expositivo; interrogativo; demonstrativo e ativo.
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Forma de Organização
Presencial
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Metodologias de Avaliação
inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
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