Formação / Cursos
 
23IGP048
WEBINAR: a Revisão Extraordinária de Preços e o Decreto-Lei n.º 36/2022
Área Temática Contratação Pública
Carga Horária 4 Horas
Administração Central e Local
Data 2023-01-19 Cronograma
Formador(a) Luís Verde de Sousa
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Trabalhadores da Administração Pública Central e Local que lidem com as matérias objeto de formação interessados em atualizar conhecimentos.
Taxa de inscrição € 90,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário da sessão: 19 de janeiro - das 14.00 às 18.00h (4h/sessão, com intervalo)

Formador
Luís Verde de Sousa - Docente da Fac. Direito da Univ. Coimbra, advogado e jurisconsulto; autor de múltiplos artigos/publicações sobre Contratação Pública e formador/orador convidado para formação sobre CCP; membro do Conselho Executivo da Revista de Direito Administrativo.

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.

  • Objetivos
    • Específicos
      No final da sessão pretende-se que os formandos detenham mais competências no que tange ao disposto no DL 36/2022, que estabelece o regime excecional e temporário no âmbito do aumento dos preços com impacto em contratos públicos.



  • Programa
      1. A revisão ordinária e extraordinária de preços
      2. A revisão extraordinária de preços e a alteração das circunstâncias
      3. A revisão extraordinária de preços prevista no Decreto-Lei n.º 36/2022, de 20 de maio:

               3.1.Os tipos de contratos abrangidos.

               3.2.O caráter obrigatório e temporário do diploma e a sua aplicação no tempo.

               3.3.Os pressupostos respeitantes aos elementos que integram a matriz da estrutura de custos da obra.

               3.4.O pedido de revisão.

               3.5.As possíveis respostas do dono da obra.

               3.6.A aplicação da nova forma de revisão de preços ao contrato.

      1. A prorrogação do prazo de execução da obra.
      2. A adjudicação excecional acima do preço base.

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação recurso aos métodos expositivo e interrogativo, recorrendo à análise da legislação e discussão casuística.
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha 1 computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perderem alguma parte.
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Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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