Formação / Cursos
 
23IGP041
Integridade e Whistleblowing: como mitigar o risco e prevenir a corrupção e a fraude na organização | ON-Line
Área Temática Comportamento/Liderança
Carga Horária 6 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2023-09-28 Data de Fim 2023-09-29 Cronograma
Formador(a) Ana Paula Frazão
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Trabalhadores com interesse no tema objeto de formação
Taxa de inscrição € 85,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 28 e 29 de setembro: das 14.30 às 17.30H (2 sessões de 3h) | Formadora: Paula Frazão, former, coach and consultant

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, no dia anterior ao início do curso, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat disponível e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.


  • Objetivos
    • Específicos No final do curso os formandos devem ser capazes de:

      · Reconhecer a importância do Compliance Comportamental na prevenção da fraude e da corrupção.

      · Identificar as variáveis psicossociais e os fatores que influenciam o whistleblowing.

      · Conhecer estratégias e táticas cognitivas e comportamentais no desenvolvimento duma cultura de abertura e integridade.


  • Programa
    • 1. Os aspetos psicossociais do Whistleblowing

      a) Whistleblowing, dilema ético?

      b) Variáveis na decisão da denúncia.

      c) Fatores que influenciam o Whistleblowing.

      d) A dualidade de valores no ato da denúncia.

      2. Trabalhar a Integridade na organização – questões práticas

      a) A importância da Cultura e do Clima Organizacional.

      b) Fatores críticos de sucesso na construção duma cultura de abertura e integridade.

         a. O papel imprescindível da liderança na cultura de integridade e na prevenção de comportamentos antiéticos.

         b. Formar todos na organização – recomendações.

         c. A comunicação na ética e na Integridade.

         d. Ajustamentos cognitivos e comportamentais aos Códigos de Conduta.

      c) Riscos e Proteção psicossocial do denunciante.

         a. Porque é que não se reporta um ato indevido.

         b. Potenciais riscos e atos de retaliação.

         c. Prevenção/Ação.

      3. Desafios e riscos do Compliance Officer

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação Método expositivo, ativo e interrogativo, com recurso a brainstorming  e análise de situações práticas                                                                 
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões p/ aferição do nível de conhecimentos), contínua formativa (prática, oral e com recurso a exercícios individuais e trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo das sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável, se pretender participar, que tenha também microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a sessão.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perderem parte da mesma.
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Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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