INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, no dia anterior ao início do curso, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat disponível e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
· Reconhecer a importância do Compliance Comportamental na prevenção da fraude e da corrupção.
· Identificar as variáveis psicossociais e os fatores que influenciam o whistleblowing.
· Conhecer estratégias e táticas cognitivas e comportamentais no desenvolvimento duma cultura de abertura e integridade.
1. Os aspetos psicossociais do Whistleblowing
a) Whistleblowing, dilema ético?
b) Variáveis na decisão da denúncia.
c) Fatores que influenciam o Whistleblowing.
d) A dualidade de valores no ato da denúncia.
2. Trabalhar a Integridade na organização – questões práticas
a) A importância da Cultura e do Clima Organizacional.
b) Fatores críticos de sucesso na construção duma cultura de abertura e integridade.
a. O papel imprescindível da liderança na cultura de integridade e na prevenção de comportamentos antiéticos.
b. Formar todos na organização – recomendações.
c. A comunicação na ética e na Integridade.
d. Ajustamentos cognitivos e comportamentais aos Códigos de Conduta.
c) Riscos e Proteção psicossocial do denunciante.
a. Porque é que não se reporta um ato indevido.
b. Potenciais riscos e atos de retaliação.
c. Prevenção/Ação.
3. Desafios e riscos do Compliance Officer