GESTÃO EMOCIONAL E AUTOCONHECIMENTO
▪ Estar em ligação consigo próprio para poder estar em relação com os outros.
▪ O binómio razão - emoção / Cérebro racional e cérebro emocional.
▪ Fisiologia e mente: um casamento para toda a vida ou um divórcio litigioso?
▪ O cérebro triúnico e o seu impacto nas estratégias habituais que usamos para lidar
com stress e situações desafiadoras.
▪ Tipos de stress e seus custos.
▪ Fontes, sintomas e fatores desencadeadores de stress.
▪ Emoções básicas e seus efeitos na relação do próprio consigo mesmo e com os
outros.
▪ Gatilhos emocionais e formas de os reconhecer.
▪ O Sequestro da Amígdala e o controlo da impulsividade/reatividade: como sair do
piloto automático para agir em vez de reagir.
▪ Consequências diretas de uma gestão emocional deficiente na construção de um
clima organizacional tenso e desgastante.
▪ Papéis psicológicos, padrões emocionais e relacionamento interpessoal na equipa.
OS PILARES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL APLICADOS À GESTÃO DE STRESS
▪ Importância das competências transversais como o autoconhecimento, a
automotivação, a gestão de emoções / reconhecimento de emoções nos outros e a
gestão de relações interpessoais, na vida de um/a profissional, dentro da sua
organização e/ou equipa de trabalho.
▪ Crenças limitadoras mais frequentes e seus custos no desempenho humano em
todas as esferas de atividade.
▪ Construção de resiliência emocional com vista a uma maior eficácia pessoal.
FERRAMENTAS PRÁTICAS DE MELHORIA DO CONTROLO EMOCIONAL:
▪ Modelo ABC.
▪ Ressignificação de eventos.
▪ Zooming.
▪ Mindfulness.
▪ Plano Individual de Melhoria: KISS.