Formação / Cursos
23IGP027
Gestão Emocional e Autoconhecimento
Área Temática Gestão de RH
Carga Horária 14 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2023-03-09 Data de Fim 2023-03-10 Cronograma
Formador(a) Carla Afonso
Localidade Porto
Local de Realização IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo Todos aqueles que sintam necessidade de melhorar competências ao nível da gestão emocional
Taxa de inscrição € 205,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Formação PRESENCIAL


Formadora: Carla Afonso, Master Practitioner e Trainer em PNL; é  Coach certificada pelo ICC - International Coaching Community; Consultora/Facilitadora em DiSC


  • Objetivos
    • Gerais Integrar equipas de trabalho mais produtivas, coesas e longevas, graças à melhoria da sua gestão emocional, ao mesmo tempo que potenciam os seus resultados individuais através da utilização autónoma de ferramentas práticas de reconhecido valor para a criação de resiliência.

    • Específicos No final da formação, a pessoa que participa:

      ▪ Conhece os gatilhos que desencadeiam habitualmente as suas reações de stress
      ▪ Identifica as competências que precisa de melhorar ao nível da sua gestão emocional
      ▪ Gere eficazmente as situações desafiadoras com que se depara, no seu dia a dia
      ▪ Lida de forma eficaz com o stress, para que este não se torne um entrave ao desempenho individual e/ou da equipa
      ▪ Melhora a qualidade do seu diálogo interno, para que este se torne mais favorável aos bons resultados e bem-estar emocional
      ▪ Aplica de forma autónoma algumas técnicas favorecedoras de um melhor e mais saudável controlo emocional

  • Programa
    • GESTÃO EMOCIONAL E AUTOCONHECIMENTO
      ▪ Estar em ligação consigo próprio para poder estar em relação com os outros.
      ▪ O binómio razão - emoção / Cérebro racional e cérebro emocional.
      ▪ Fisiologia e mente: um casamento para toda a vida ou um divórcio litigioso?
      ▪ O cérebro triúnico e o seu impacto nas estratégias habituais que usamos para lidar com stress e situações desafiadoras.
      ▪ Tipos de stress e seus custos.
      ▪ Fontes, sintomas e fatores desencadeadores de stress.
      ▪ Emoções básicas e seus efeitos na relação do próprio consigo mesmo e com os outros.
      ▪ Gatilhos emocionais e formas de os reconhecer.
      ▪ O Sequestro da Amígdala e o controlo da impulsividade/reatividade: como sair do piloto automático para agir em vez de reagir.
      ▪ Consequências diretas de uma gestão emocional deficiente na construção de um clima organizacional tenso e desgastante.
      ▪ Papéis psicológicos, padrões emocionais e relacionamento interpessoal na equipa.

      OS PILARES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL APLICADOS À GESTÃO DE STRESS
      ▪ Importância das competências transversais como o autoconhecimento, a automotivação, a gestão de emoções / reconhecimento de emoções nos outros e a gestão de relações interpessoais, na vida de um/a profissional, dentro da sua organização e/ou equipa de trabalho.
      ▪ Crenças limitadoras mais frequentes e seus custos no desempenho humano em todas as esferas de atividade.
      ▪ Construção de resiliência emocional com vista a uma maior eficácia pessoal.

      FERRAMENTAS PRÁTICAS DE MELHORIA DO CONTROLO EMOCIONAL:
      ▪ Modelo ABC.
      ▪ Ressignificação de eventos.
      ▪ Zooming.
      ▪ Mindfulness.
      ▪ Plano Individual de Melhoria: KISS.

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Marcadores PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação Método ativo, baseado em trabalhos de grupo e individuais, simulações e estudo de casos. Utilização de questionários de autoavaliação em diversas temáticas (stress, traços de personalidade e gestão emocional).  Método expositivo, demonstrativo e interrogativo.  Levantamento de boas práticas
    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões p/ aferição do nível de conhecimentos), contínua formativa (prática, oral e com recurso a exercícios individuais e trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo das sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
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Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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