Formação / Cursos
 
22IGP087
Introdução à Avaliação de Impacte Ambiental
Área Temática Proteção do Ambiente
Carga Horária 7 Horas
Administração Central e Local
Data 2022-10-27 Cronograma
Formador(a) José Júlio de Jesus
Localidade Funchal
Local de Realização Colégio dos Jesuítas - Reitoria da Universidade da Madeira|Rua dos Ferreiros - Funchal
Público alvo Dirigentes e técnicos da AP envolvidos no procedimento de AIA (participação em Comissões de Avaliação, emissão de pareceres,...); Coordenadores de Comissões de Avaliação; técnicos e dirigentes de entidades licenciadoras, consultores (coordenadores e especialistas); técnicos de entidades proponentes; juristas
Taxa de inscrição Membros APAI*: 150€ | Não membros: 200€
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Ação de formação realizada EM COLABORAÇÃO COM: APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.

* TAXA DE INSCRIÇÃO: 150,00 EUR - membros da APAI E participantes de organismos da administração pública regional ou local da Região Autónoma da Madeira | 200,00 EUR – restantes situações

Nota para Membros APAI: para usufruir da taxa de inscrição como Membro APAI, deverá, no ato da inscrição, identificar o nº de Membro Associado APAI no campo "observações".

FORMADOR: Júlio de JesusEngenheiro do Ambiente, Consultor com 35 anos de experiência em AIA; Envolvido desde 2005 na AIA de projetos offshore

 

  • Objetivos
    • Gerais

      A Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) é um instrumento de apoio à decisão sobre o licenciamento (ou autorização) de projetos públicos e privados.

      A AIA tem uma natureza dupla: por um lado é um instrumento técnico, com metodologias específicas, e, por outro, é um procedimento administrativo baseado num regime jurídico e no respetivo enquadramento institucional.

      O objetivo geral deste curso é dar a conhecer os conceitos base da AIA e o seu enquadramento internacional e comunitário, o regime jurídico nacional e a sua relação com outros regimes e a sua aplicação a casos práticos, em particular casos de boas práticas.

    • Específicos

      No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

      i. Conhecer os conceitos base em AIA
      ii. Conhecer o regime jurídico da AIA e o papel de cada um dos intervenientes
      iii. Identificar os projetos sujeitos a AIA
      iv. Conhecer boas práticas de aplicação da AIA



       

       

       

  • Programa
    • - Introdução (apresentação, objetivos, expectativas)

      - Conceitos base em AIA: AIA, projeto, alternativas, fases do projeto, impacte, classificação de impactes, impactes cumulativos, impactes transfronteiriços, mitigação, monitorização, auditoria

      - As fases da AIA: Triagem, definição do âmbito, identificação e avaliação de impactes, mitigação, monitorização e auditoria

      - Caso(s) de estudo sobre definição do âmbito e alternativas

      - Legislação: Enquadramento internacional e comunitário (Convenções de Espoo e de Arhus, Convenção da Biodiversidade, Diretiva AIA)

      - Legislação: Regime jurídico da AIA – apresentação (procedimentos, prazos, entidades envolvidas) e discussão, regulamentação existente

      - Informação e participação pública

      - Exercício sobre enquadramento de projetos no regime de AIA

      - Relação com a avaliação de incidências ambientais do regime da Rede Natura 2000

      - O regime da avaliação de incidências ambientais de projetos de energias renováveis

      - Relação com a AAE; A AIA e o Desenvolvimento Sustentável

      - Relação com outros regimes (RAN, REN, Prevenção de Acidentes Graves, etc.)

      - A elaboração do EIA, incluindo caso de estudo

      - A contratação de serviços em AIA. Código de Ética dos profissionais de AIA

      - Conclusões

  • Mais Informações
    • Nº máximo de formandos 20
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação Método expositivo e interrogativo, com recurso à análise da legislação em vigor e discussão de situações práticas.
    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos/expetativas), contínua formativa (oral e prática durante as sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido).


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