Formação / Cursos
 
22IGP054
Turismo e Marketing Territorial | ON-Line
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 21 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2022-10-11 Data de Fim 2022-10-20 Cronograma
Formador(a) Paulo Costa
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Autarquias: dirigentes, técnicos superiores e outros colaboradores; Empresas: atuais e futuros profissionais das áreas do turismo, do marketing e da gestão empresarial; Público em geral
Taxa de inscrição € 275,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de outubro - das 14.15 às 17.45H (6 sessões - 3,5h/sessão, com intervalo)

Formador: 
Paulo Costa, iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo destes 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como Turismo, Marketing e Notoriedade, Cultura, Juventude, Comunicação e Informação, Cidadania e Igualdade ou Maior Idade, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como a Funchal 500 Tall Ships Regatta, o Ílhavo Sea Festival ou o Festival do Bacalhau. A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing Territorial, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o Doutoramento na mesma área. Em 2019 obteve o Título de Especialista em Marketing (Provas Públicas) e em 2021 o Título de Especialista em Turismo (Provas Públicas). É atualmente professor coordenador no ensino superior politécnico, investigador, formador e consultor nos domínios do Turismo, Marketing Territorial e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.

Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.


  • Objetivos
    • Gerais

      Fundamentação

      Num mundo crescentemente global, marcado pela forte concorrência entre empresas mas também entre territórios, o turismo tem-se assumido como um dos mais importantes fatores para o aumento da sua competitividade.

      Conhecer as potencialidades e debilidades dos territórios e desenvolver estratégias eficazes à luz dos conceitos do marketing territorial, revelam-se hoje instrumentos vitais para o desenvolvimento sustentável.

      Objetivos gerais

      Este curso pretende, partindo de casos práticos, contribuir para o aumento do conhecimento de atuais e futuros profissionais das áreas do turismo, do marketing e da gestão empresarial e autárquica, e outras, acerca das potencialidades turísticas dos territórios onde atuam e das formas mais adequadas de os planear, dinamizar e divulgar.

    • Específicos

      No final da ação os participantes deverão ser capazes de:

      . Identificar as potencialidades e debilidades turísticas dos territórios

      . Identificar potenciais mercados e concorrentes

      . Saber desenvolver estratégias para a promoção e posicionamento dos territórios

      . Definir, implementar e monitorizar estratégias e planos de ação, numa lógica de networking


  • Programa
    • 1. O Turismo

      1.1. Principais Conceitos

      1.2. História

      1.3. O Turismo e a Atividade Económica

      1.4. Tipos de Turismo

      1.5. Tendências

      1.6. Constrangimentos

      1.7. Motivações

      1.8. Produtos Turísticos

      1.9. Eventos e Turismo

      1.10. Inovação

      1.11. Turismo Acessível

      1.12. Turismo e Desenvolvimento Sustentável

      1.13. A COVID-19 e o (novo) futuro

      1.14. Co-criação de experiências turísticas

      1.15. Strorytelling Marketing

      2. O Território

      2.1. O Território no Turismo

      2.2. Organização do Turismo em Portugal

      2.3. Distribuição espacial do turismo português

      2.4. DMO’s

      2.5. Redes

      2.6. Fontes Estatísticas no Turismo

      2.7. Elementos de Avaliação no Turismo

      2.8. O reconhecimento do sucesso

      3. Marketing, Marketing Turístico e Marketing Territorial

      3.1. Marketing

      3.2. Marketing Turístico

      3.2.1. Definição e conceitos

      3.2.2. Organização do Sistema Turístico

      3.2.3. Objetivos do Marketing Turístico

      3.2.4. A qualidade no Turismo

      3.2.5. Satisfação do consumidor

      3.2.6. Marketing Relacional

      3.3. Marketing Territorial

      3.3.1. Conceitos

      3.3.2. O Poder Local no Marketing Territorial

      3.3.3. A marca das cidades

      3.3.4. Planeamento de Marketing Territorial

      3.3.5. Branding

      3.3.6. Análise de casos práticos

      4. Análise e discussão de Caso de Estudo

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Câmara de Vídeo Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação

      Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.


    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha 1 computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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