Formação / Cursos
 
21IGP050
Portal BASE - Registo e Controlo de Dados (Plataformas e DRE) no Portal dos Contratos Públicos - Atualizado Lei 30/2021 | ON-Line
Área Temática Contratação Pública
Carga Horária 15 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2021-07-08 Data de Fim 2021-07-13 Cronograma
Formador(a) Cláudia Guerreiro da Silva
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Dirigentes, técnicos superiores e assistentes técnicos das áreas das compras e contratação pública da administração pública.Técnicos de outras entidades adjudicantes com obrigatoriedade de reporte e registo de dados no Portal dos Contratos Públicos (Portal BASE), no âmbito de aquisições ao abrigo do CCP
Taxa de inscrição € 205,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 8, 9, 12 e 13.julho: das 14.00 às 17.45H (4 sessões = 3h,45'/sessão, com intervalo)  |  Formadora: Cláudia Guerreiro, gestora de projetos no IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção Setor Público

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.

  • Objetivos
    • Gerais

      Este curso permite-lhe conhecer o sistema do Portal BASE integralmente, dotando-o de competências para efetuar o registo de dados (comunicações obrigatórias), a gestão de informação ao nível dos blocos de dados registados e no portal e via integração.

      São objetivos gerais:

      . conhecer o Portal BASE na vertente de consulta pública e de registo de dados e consulta de procedimentos e contratos na área privada

      . conhecer a legislação associada ao Portal BASE e obrigações de reporte

      . conhecer as alterações do Portal BASE – Portaria n.º 284/2019 de 2 de setembro de 2019

      . gerir os procedimentos no Portal BASE em articulação com os procedimentos lançados na plataforma eletrónica

      . dotar o utilizador de conhecimentos gerais de todo o sistema incluindo listagens, pesquisas, pedidos de alterações aos dados registados.



    • Específicos

      No final do curso os formandos deverão estar aptos a:

      - Registar procedimentos na área reservada (ajustes diretos, consultas prévias)

      - Registar Contratos ( RFC) e Relatórios de Execução ( RE/RFO)

      - Verificar os dados comunicados pelas Plataformas

      - Efetuar pedidos de alteração / correção








  • Programa
    • 1- Legislação (Portaria n.º 57/2018) com as alterações da Portaria n.º 284/2019 de 2 de setembro de 2019

      2 - Ajuste direto simplificado/contratação excluída

      3 - Ajuste direto / Consulta prévia

      4 - Concurso Público - registo de contratos

      5 - Procedimentos ao abrigo de Acordo Quadro – registo de contratos

      6 - Correções, alterações e anulações – gestão dos dados

      7 - Modificações Contratuais e fecho de contrato

      8 - Não Celebração de Contrato

      9 – Relatórios

      10 - Dúvidas e resolução de casos reais – quiz

      11- Critérios Ambientais

      12- Medidas especiais – comunicação de dados

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação Expositivo, interrogativo, ativo e demonstrativo. Componente teórica complementada com componente prática (em ambiente virtual do Portal BASE)
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação Inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos/expetativas), contínua formativa (oral e prática durante as sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido).
    • Pré-requisitos

      Conhecimentos de contratação pública (CCP)

      Utilizador registado no Portal BASE e Acesso ao ambiente de produção do Portal BASE (deverá ter dados de acesso ao sistema) 

      Acesso ao ambiente de exercícios do Portal BASE (deverá proceder a instalação prévia de aplicação para acesso ao Portal - apenas com interesse se presencial

      Trazer Computador apenas com interesse se presencial

      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).

      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão
      , sob pena de perder alguma parte.
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Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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