Formação / Cursos
21IGP030
Auditoria Interna ao Sistema de Gestão da Qualidade em Serviços Públicos – Aplicação Prática | ON-Line
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 14 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2021-09-22 Data de Fim 2021-09-30 Cronograma
Formador(a) Madalena Maria Ribeiro Magalhães Oliveira
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos e Assistentes Técnicos da Administração Pública. Responsáveis por gabinetes de Auditoria Interna, responsáveis pela implementação e manutenção de Sistemas de Gestão, Gestores de Processos, gestores da Qualidade e outras funções de gestão na organização. Todos os interessados nas matérias objeto da formação.
Taxa de inscrição € 175,00
Observações Data e horário das sessões: 22, 23, 29 e 30 de setembro - das 14.30 às 18.00H (3,5h/sessão = 4 sessões)

Formadora: Madalena Magalhães, técnica superior a desempenhar funções, na Câmara Municipal da Maia, afetas a Auditoria e Sistemas Integrados de Gestão.
Formadora e consultora interna. Implementação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade em serviços como Gabinete de Apoio à Presidência, Recursos Humanos, Gestão Financeira e Patrimonial, Apoio Jurídico e Contencioso, Administração Geral e Gestão do Arquivo Municipal, Licenciamento de Atividades Económicas, Prevenção e Segurança no Trabalho, Ação e Desenvolvimento Social, Gestão Urbana e Polícia Municipal. Conceção, implementação e manutenção do Processo de Gestão do Risco na autarquia.

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.

  • Objetivos
    • Gerais

      O papel da Auditoria Interna tem vindo a assumir, ao longo das últimas décadas, uma extrema importância na vida das organizações. Estamos perante um ambiente cada vez mais globalizado, competitivo, em que se torna essencial uma gestão eficaz dos negócios. É no sentido de se dar resposta a esta necessidade que a Auditoria Interna surge como uma atividade indispensável para acrescentar valor à organização.

      Concretamente na Administração Pública, a implementação de gabinetes de auditoria interna já é uma realidade. Não obstante, o facto de ser muitas vezes motivada pela necessidade de dar cumprimento a um dos requisitos da ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos, a Auditoria Interna já é encarada, pelas entidades públicas, como um importante instrumento de apoio à gestão.

      O conhecimento sobre as práticas de Auditoria Interna, e sua mais valia para a melhoria do desempenho dos serviços públicos, é fundamental para impulsionar a criação de novos gabinetes nas entidades públicas. Além disso, aprofundar tal conhecimento e mantê-lo atualizado dentro da organização permitirá a estas entidades estar preparadas para as auditorias de certificação da ISO 9001 e promover a melhoria contínua organizacional.

      Objetivo geral: transmissão de conhecimentos e aquisição de competências técnicas para a organização de Auditorias Internas no âmbito da Gestão da Qualidade num serviço da Administração Pública.






    • Específicos

      No final do curso, os formandos deverão possuir conhecimentos específicos no âmbito das Auditorias Internas, nomeadamente:

      - Enquadramento das práticas de Auditoria Interna

      - A Norma ISO 19011 – Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão

      - Objetivos das auditorias

      - Fases fundamentais de uma auditoria

      - Planeamento e condução de auditorias

      - O papel da auditoria no Sistema de Gestão da Qualidade

      - Realização de uma Auditoria Interna num serviço da Administração Pública



  • Programa
    • Módulo I – Auditoria ao Sistema de Gestão da Qualidade

      § Conceitos e princípios

      § A ISO 19011 – Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão

      § Objetivos das Auditorias

      § Regras e responsabilidades (Equipa auditora, auditados)

      § Fases de uma auditoria (Planeamento, Execução e Relatório)

      § A Auditoria Interna no âmbito da Gestão da Qualidade

      § Aplicabilidade aos serviços da Administração Pública

      Módulo II – Exemplo prático da realização de uma Auditoria Interna na Administração Pública

      § Realização de uma Auditoria Interna num serviço da Administração Pública:

      - Contextualização da organização e serviço a auditar;

      - Planeamento;

      - Execução;

      - Emissão do relatório;

      - Follow-ups;

      - Elaboração de suportes à atividade de Auditoria Interna (planeamento das auditorias, checklist de auditoria, relatório de auditoria).

      § Análise e debate de casos práticos.



  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação recurso aos métodos expositivo, interrogativo e ativo (análise de casos práticos).
       


    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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