Formação / Cursos
 
21IGP015
Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar | ON-Line
Área Temática Gestão de RH
Carga Horária 12 Horas
Administração Central e Local
Data de Início em agendamento
Formador(a) Maria Leitão Pereira
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Trabalhadores dos RH com responsabilidades e interesse nos temas da formação; dirigentes, coordenadores e técnicos interessados em atualizar/aprofundar conhecimentos; interessados em geral
Taxa de inscrição € 165,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 9 a 12 março - das 14:30 às 17:30h(4 sessões de 3h, com intervalo) 

Formadora: Mª Leitão Pereira, Jurista, com 10 anos de experiência como responsável dos RH da Universidade de Aveiro, atualmente a exercer funções no ISCTE; autora de vários manuais práticos na área laboral e da proteção dos dados pessoais

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a 'sessão' e envia aos participantes, no dia anterior ao início do curso, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat disponível e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.


  • Objetivos
    • Gerais

      A conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar apresenta, atualmente, outros desafios com as novas formas de organização do trabalho, nomeadamente o regime de teletrabalho, para fazer face à crise sanitária. Importa assim capacitar trabalhadores e respetivos dirigentes para uma melhor organização do trabalho e das tarefas, para uma mais eficaz gestão do tempo e da energia, permitindo-lhes implementar práticas de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, e assim criar ambientes de trabalho mais saudáveis e positivos.

      Objetivos gerais

      ·Capacitar os trabalhadores para uma melhor organização do trabalho

      ·Identificar medidas essenciais à conciliação da vida profissional, pessoal e familiar



    • Específicos

      No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

      · Compreender os principais conceitos associados à conciliação da vida profissional, familiar e pessoal e identificar soluções facilitadoras da conciliação entre vida a profissional, familiar e pessoal.

      · Aplicar técnicas de gestão do tempo no âmbito da atividade profissional

      · Aplicar os princípios de organização do trabalho na prestação laboral em regime de teletrabalho

      · Conhecer e aplicar estratégias de organização pessoal

      · Identificar práticas de gestão de recursos humanos para manutenção ambientes de trabalho saudáveis.






  • Programa
    • 1. Estratégias públicas e organizacionais

      a) Programa 3 em Linha

      b) Conhecer os Programas organizacionais e boas práticas

      2. Os trabalhadores da Administração Pública face à questão da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar

      a) A organização da vida profissional e pessoal

      b) Os benefícios do equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal

      c) O teletrabalho e a conciliação

      d) Os desafios colocados pela pandemia

      3. Como conciliar a vida profissional, familiar e pessoal? - Boas práticas de conciliação na vertente profissional

      a) Formas flexíveis de organização do trabalho

      b) Identificar os "ladrões” do tempo

      c) Gerir o tempo não é suficiente: A gestão da energia

      4. Gestão pessoal equilibrada

      a) A importância de estabelecer prioridades

      b) As diferentes estratégias de manutenção do equilíbrio emocional nos diferentes contextos

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação método expositivo e interrogativo com recurso à análise e discussão de situações práticas
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação Inicial diagnóstica (questões p/ aferição do nível de conhecimentos), contínua formativa (oral durante a sessão) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável, se pretender participar, que tenha também microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a sessão.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perderem parte da mesma.
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