Formação / Cursos
 
21IGP003
Técnicas Avançadas de Secretariado - Comunicação e Imagem na Organização | ON-Line
Área Temática Secretariado e Trabalho Administrativo
Carga Horária 15 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2021-01-18 Data de Fim 2021-01-22 Cronograma
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Chefes de Gabinete; Assessores; Assistentes; Secretária/os, técnica/os administrativos e todos aqueles que, de uma forma geral, necessitam de adquirir/aprofundar conhecimentos sobre estes assuntos.
Taxa de inscrição € 195,00
Observações
Data e horário das sessões: 18, 19, 20, 21 e 22.janeiro - das 14.30 às 17.30H (5 sessões de 3h/sessão)

Formadora: Cristina Fernandes, consultora de Comunicação, Cerimonial e Protocolo, Secretariado e Organização de Eventos, desenvolve projetos de formação, docência e consultoria em diversas organizações públicas e privadas, em Portugal, Angola e Brasil. No Santuário de Fátima, em maio de 2017, foi responsável pelo protocolo da visita do Papa Francisco. Autora do livro "Manual de Protocolo Empresarial”, outubro de 2014 (1ª edição), maio de 2016 (2ª edição). Colabora regularmente com a imprensa escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a 'reunião' e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.


  • Objetivos
    • Gerais As Assessoras, Assistentes e Secretárias são colaboradoras fundamentais numa organização pública. Para serem bem-sucedidas e, simultaneamente, constituírem uma inequívoca mais-valia para os profissionais que apoiam, estas profissionais devem, além de saber ser e saber estar, deter a capacidade de comunicar com eficácia. Existem, entre muitos outros, dois factores imprescindíveis para o sucesso no desempenho das funções de Secretariado: a capacidade do gestor público confiar e, portanto, delegar trabalho na sua Secretária e a capacidade desta de desempenhar um leque alargado de funções com eficiência e sempre de forma irrepreensível.

      Esta capacidade da Secretária é largamente potenciada pela formação, tanto mais que a profissão, nos últimos anos, tem vindo a sofrer as dificuldades inerentes ao mercado de trabalho. Para que a administração pública olhe para a função de Secretariado como um ativo estratégico a desenvolver e preservar, a Secretária deverá ser cada vez mais qualificada, acompanhando a evolução do setor público, e detendo a capacidade de desempenhar múltiplas tarefas, sempre de forma irrepreensível.

      Daí que o principal objetivo deste curso seja compreender a abrangência e importância da função "secretariado" a desempenhar, proporcionando aumento do conhecimento e da prática na área em causa.
    • Específicos No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
      • Aplicar técnicas de Secretariado direcionadas aos diversos públicos com que se relacionam e gerir melhor os respectivos relacionamentos.
      • Estar aptos a comunicar positiva e persuasivamente e em conformidade com os padrões vigentes de cortesia, urbanidade e ética.
      • Melhorar significativamente a imagem profissional pessoal, bem como contribuir para a melhoria da imagem do sector público.
      • Organizar reuniões e refeições de trabalho.
      • Redigir documentos com maior profissionalismo.
      • Saber receber e acolher todo o tipo de convidados.
  • Programa
    • 1ª parte:
      O/a profissional de Secretariado (competências pessoais e profissionais| cumprimento de valores éticos essenciais ao desempenho da função | os desafios na atualidade) - Relacionamento Secretário/a – Chefia (autoconhecimento | conhecimento das Chefias | princípios de inteligência emocional) - Gestão de prioridades - Gestão de stress - Gestão de conflitos e-problem solving.

      2ª parte:
      A Comunicação Interpessoal: verbal e não-verbal - Imagem pessoal como reflexo da função e ajuste ao contexto. A imagem e a presença visual feminina e masculina: tudo comunica (saber ser e saber estar | postura e atitude) - Linguagem e formas de tratamento (títulos académicos, honoríficos, protocolares e outros) - Correspondência (fórmulas | convites | mensagens de boas festas | mensagens de agradecimento | mensagens de condolências | cartões-de-visita) - Comunicação em contexto digital.

      3ª parte:
      Os instrumentos de Relações Públicas. Acolher: a responsabilidade do anfitrião (o recebimento de visitantes, de VIP’s, de estrangeiros, de entidades privadas e de outros sectores da administração pública). As técnicas fundamentais para organização de reuniões e refeições profissionais. Dúvidas. Debate e aconselhamento. Partilha de informação e de conhecimentos.


      Formadores/as: Cristina Fernandes
  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação Recurso aos métodos expositivo; interrogativo; demonstrativo e ativo.
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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