INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a 'reunião' e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.
Com o aproximar da discussão e aprovação da proposta de Lei n.º 41/XIV/1.ª, antevêem-se amplas alterações ao regime plasmado no Código dos Contratos Públicos, bem como a criação de novos regimes especiais em matéria de contratação pública cujo âmbito e alcance poderá ser decisivo no combate à atual conjuntura económica.
Desta feita, impõe-se conhecer e debater as propostas de alteração em apreço, com o objetivo de preparar o universo público para a nova realidade legislativa que se avizinha.
A presente discussão vê a sua relevância reforçada pelo atual contexto pandémico em que nos vimos subitamente inseridos e pela sólida resposta da União Europeia junto dos seus Estados-Membros, materializada num dos maiores reforços financeiros ao nível dos quadros comunitários de que há memória.
Assim, e com o exclusivo propósito de resposta aos desígnios impostos pela execução dos mencionados fundos comunitários, propõe-se o legislador nacional alterar múltiplas vertentes procedimentais associadas aos procedimentos pré-contratuais, tendo em vista a sua adequação e simplificação às metas impostas pelo legislador comunitário.
Por via da realização do Webinar subordinado ao tema das "Alterações ao Código dos Contratos Públicos”, pretende-se que os participantes apreendam as potenciais mudanças em discussão ao Código dos Contratos Públicos e à realizada jurídico-normativa aplicável em matéria de Contratação Pública, designadamente:
i. Identificar as principais propostas de alteração ao diploma legislativo em apreço, com especial enfâse às implicações práticas que para o seu quotidiano podem decorrer destas novas regras;
ii. Apreciar criticamente o espirito e alcance das propostas de alteração em debate;
iii. Antever quais as mudanças que, no âmbito da atividade quotidiana da respetiva entidade, podem alterar os pressupostos da sua atuação.
ABERTURA – 9h25
TEMA I: Medidas especiais de contratação pública – uma análise geral
. Palestrante: Mário Aroso de Almeida
. Horário: das 09h40 às 10h10
TEMA II: Preparação e início do procedimento
. Palestrante: Licínio Lopes Martins
. Horário: das 10h15 às 10h45
. Subtemas relevantes:
§ A escolha do ajuste direto e a contratação de prestação do mesmo tipo em diferentes procedimentos: em especial, uma análise dos artigos 22.º e 24.º;
§ As novidades quanto à preparação e início do procedimento à luz dos artigos 34.º a 36.º;
§ As novidades quanto às peças procedimentais: em especial, o artigo 40.º, 42.º e 43.º
TEMA III: A escolha das entidades convidadas no âmbito do procedimento de ajuste direto e consulta prévia à luz dos novos artigos 113.º e 114.º
. Palestrante: João Amaral e Almeida
. Horário: das 10h50 às 11h20
INTERVALO (10 min)
TEMA IV: O interregno entre a Adjudicação e a celebração do contrato
. Palestrante: Rui Pedro Pinto
. Horário: das 11h40 às 12h10
. Subtemas relevantes:
§ A fase de habilitação;
§ A caução;
§ A celebração do contrato;
§ A publicação dos contratos (em especial, o caso dos ajustes diretos).
TEMA V: Critério de Adjudicação: Fatores e Subfactores (artigos 74.º e 75.º)
. Palestrante: Pedro Cerqueira Gomes
. Horário: das 12h15 às 12h45
INTERRUPÇÃO PARA ALMOÇO
TEMA VI: Análise e Avaliação de Propostas (artigos 57.º e 59.º)
. Palestrante: Ricardo Maia Magalhães
. Horário: das 14h30 às 15h00
. Subtemas relevantes:
§ Os documentos da proposta;
§ Análise e avaliação das propostas;
§ Preço anormalmente baixo.
TEMA VII: Os contratos reservados (artigo 54.º-A)
. Palestrante: Ana Filipa Urbano
. Horário: das 15h05 às 15h35
TEMA VIII: Medidas de "simplificação procedimental”
. Palestrante: João Pacheco de Amorim
. Horário: das 15h40 às 16h10
INTERVALO (10 min)
TEMA IX: Novidades em matéria de execução contratual: o "novo” contrato administrativo
. Palestrante: Ricardo Maia Magalhães
. Horário: das 16h40 às 17h10
. Subtemas relevantes:
§ O "novo” conceito de contrato administrativo;
§ As alterações promovidas à figura do gestor de contrato;
§ Outras alterações relevantes;
§ As novidades no âmbito dos contratos de empreitada: em especial, as mudanças operadas nos contratos complementares.
TEMA X: balanço geral das propostas de alteração
. Palestrante: Pedro Costa Gonçalves
. Horário: das 17h15 às 17h45
. Subtemas relevantes:
§ Ponto de ordem em torno das exposições realizadas no âmbito do presente curso;
§ Debate.