Formação / Cursos
 
20IGP080
Como Construir Relações Pessoais e Profissionais com Inteligência Emocional | ON-Line
Área Temática Comportamento/Liderança
Carga Horária 14 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2020-10-29 Data de Fim 2020-11-03
Formador(a) Maria Jesus Fonseca
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Dirigentes, gestores, quadros superiores e Intermédios ou outros colaboradores com responsabilidades de gestão de equipas ou gestão da relação com clientes internos e externos, que pretendam adquirir competências e técnicas para gerir ou influenciar pessoas, aumentando a sua auto eficácia e auto-controlo emocional
Taxa de inscrição € 185,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 29 e 30.outubro  + 2 e 3.novembro: das 9:30 às 13:00H (4 sessões de 3,5h com intervalo) 

Formadora
: Mª de Jesus Fonseca, consultora em GRH e comportamento organizacional

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a 'sessão' e envia aos participantes, no dia anterior ao início do curso, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat disponível e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.


  • Objetivos
    • Gerais Nos últimos anos ouvimos falar num "Mundo VICA - Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo", trata-se de um mundo em aceleração e mudança constante, que coloca as nossas Emoções em permanente Estado de Alerta.

      Estudos prevêem que a Inteligência Emocional será a sexta soft skill mais procurada pelas Organizações e uma das mais necessárias aos profissionais para lideram construtivamente com situações de stress, conflito,forte incerteza e insegurança.

      Este curso permite, através do autoconhecimento e do reconhecimento das suas emoções, lidar melhor consigo próprio e com os outros, bem como melhorar o Relacionamento Interpessoal, o Trabalho em Equipa ou a seu Estilo de Liderança.







    • Específicos No final do curso os formandos devem ser capazes de:

      · identificar os 4 pilares básicos da IE, segundo Daniel Goleman, considerado "o pai" da IE

      · identificar os Estados do EU, segundo o Modelo de Análise Transacional, e os seus efeitos na relação consigo mesmo e com os outros no trabalho

      · identificar os tipos de emoções, segundo o Professor António Damásio e enumerar 8 Emoções e respetivas funções

      · identificar as situações "Gatilho” e os sinais emocionais de Alerta, bem como os mecanismos de Autocontrolo, com recurso aos Estados do EU





  • Programa
    • - Apresentação da formadora e do grupo

      - Apresentação dos objetivos e conteúdos do curso

      - Aferição do nível de conhecimentos e expetativas dos formandos

      - As bases da Inteligência Emocional segundo Daniel Goleman

      - A importância da IE no relacionamento intrapessoal e interpessoal

       

      - Autoconhecimento e Conhecimento do Outro através do Modelo de Análise Transacional

      - Compreender o funcionamento da IE e identificar Competência Emocionais no contexto de trabalho



      - Identificar as Emoções e gerar emoções positivas nos clientes internos e externos

      - Identificação de Situações "Gatilho”

      - Mecanismos de Alerta para desenvolver a Empatia com outro e gerar experiências positivas





      - Mecanismos de Auto-controlo e sua mais valia: na Liderança, no Trabalho em Equipa, na Gestão de conflitos, na Gestão da Relação com clientes e em reuniões de trabalho








  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação Método expositivo, ativo e interrogativo, com recurso a recursos pedagógicos digitais diversos (google forms, padlet, google slides)
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões p/ aferição do nível de conhecimentos), contínua formativa (prática, oral e com recurso a exercícios individuais e trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo das sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável, se pretender participar, que tenha também microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a sessão.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perderem parte da mesma.
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Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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