Formação / Cursos
 
20IGP058
Os Procedimentos de Ajuste Direto, Consulta Prévia e Concurso Público | ON-Line
Área Temática Contratação Pública
Carga Horária 15 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2020-09-16 Data de Fim 2020-09-18 Cronograma
Formador(a) Pedro Fernández Sánchez
Localidade Porto
Local de Realização IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo Trabalhadores da Administração Pública Central e Local que lidem com as matérias objeto de formação e interessados em atualizar conhecimentos; interessados em geral
Taxa de inscrição € 330,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 16.setembro: das 9.00 às 12.30h e das 14.00 às 17.30h | 17 e 18.setembro: das 9.00 às 13.00h (4 sessões - 3,5h e 4h/sessão com intervalo 15')

Formador
: Pedro Sánchez, advogado, docente universitário e membro da equipa de redação do ante-projeto do CCP

Recomenda-se tenha durante a formação legislação atualizada do CCP 

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a 'sessão' e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.


  • Objetivos
    • Gerais

      A prática da Administração Pública em Portugal assenta na utilização do ajuste directo, da consulta prévia e do concurso público como procedimentos mais usados para a formação de contratos públicos. Contudo, esses procedimentos resultam de uma profunda alteração resultante da Revisão do Código dos Contratos Públicos aprovada pelo Decreto-Lei n.º 111-B/2017, que se encontra em vigor desde 1 de Janeiro de 2018. Além disso, a ocorrência da pandemia provocada pela Covid-19 deu origem a uma grave contração económica, com consequências sociais ainda imprevisíveis, que conduziu o legislador a preparar novas medidas para facilitar a celebração dos contratos públicos e realizar despesa pública, o que determinará brevemente uma nova Revisão do Código dos Contratos Públicos. Os participantes nos procedimentos de contratação pública precisam de tomar conhecimento das novas medidas e de se preparar para aplicar a legislação revista.

      Neste quadro, a presente acção pretende dotar todos os colaboradores da Administração Pública ou do sector privado que participam nos processos aquisitivos destinados à realização de compras públicas, seja sob a vertente jurídica ou gestionária, dos conhecimentos necessários para gerir ou acompanhar qualquer dos três referidos procedimentos de contratação pública, sempre de acordo com a legislação nacional e europeia mais atualizada.


    • Específicos
      No final da formação, os formandos deverão:

      i) deter a capacidade de identificar os critérios para escolha do procedimento correto para a formação de cada contrato em função do respetivo valor, evitando potenciais casos de fracionamento artificial do contrato.

      ii) conhecer e aplicar corretamente os critérios materiais de adoção de procedimentos restritivos da concorrência;

      iii) preparar corretamente um procedimento e as suas peças;

      iv) dominar as tarefas e os procedimentos exigidos a um júri;

      v) conhecer as regras legais e de boa gestão pública para elaborar propostas (no caso dos concorrentes) ou receber, analisar, excluir, avaliar e avaliar propostas (no caso das entidades adjudicantes e dos júris);

      vi) conhecer e cumprir as regras respeitantes à adjudicação de propostas e ao posterior procedimento conducente à celebração do contrato.

  • Programa
    • Parte A) - Os Procedimentos Não Concorrenciais: Ajuste Direto e Consulta Prévia

      i) Escolha dos procedimentos não concorrenciais de contratação pública: valor do contrato e critérios materiais

      ii) Divisão em lotes e controlo do fracionamento artificial dos contratos

      iii) Subdivisão do anterior procedimento de ajuste direto através da criação do procedimento de consulta prévia

      iv) Tramitação dos procedimentos de ajuste direto e consulta prévia

      v) Ajuste direto simplificado

      vi) Escolha de procedimentos com ou sem negociações

      vii) Aplicabilidade e condicionamentos do novo regime das consultas pré-procedimentais aos procedimentos de ajuste direto e consulta prévia

      viii) Elaboração de peças do procedimento; conteúdo obrigatório e facultativo dos convites à apresentação de propostas e dos cadernos de encargos

      ix) Dispensa de utilização de plataformas eletrónicas

      x) Regime do júri e dispensa do júri

      xi) Apreciação e avaliação simplificada das propostas nos procedimentos não concorrenciais

      xii) Os impedimentos à contratação especialmente aplicáveis ao ajuste direto e à consulta prévia

      xiii) A nova figura do gestor do contrato e sua aplicabilidade aos procedimentos não concorrenciais

      Parte B) - O Procedimento de Concurso Público

      i) O objeto do concurso público e a proibição de qualificação de candidatos

      ii) Concurso público com ou sem publicidade internacional; reflexo no valor do contrato

      iii) Tramitação do procedimento de concurso público

      iv) A introdução generalizada das negociações no concurso público

      v) Escolha de procedimentos com ou sem negociações

      vi) Elaboração de peças do procedimento; conteúdo obrigatório e facultativo dos programas de concurso e dos cadernos de encargos

      vii) As «patologias» das peças do procedimento: os regimes de prestação de esclarecimentos, retificação formal, alteração substancial e suprimento de erros e omissões

      viii) Os impedimentos gerais à contratação; controlo da bad past performance

      ix) Questões relativas às propostas: elaboração, composição e apresentação

      x) O novo DEUCP

      xi) Problemas respeitantes à utilização de plataformas eletrónicas e ao regime das assinaturas eletrónicas

      xii) O momento essencial do trabalho do júri: a apreciação das propostas

      xiii) Causas formais e materiais de exclusão de propostas

      xiv) O regime do preço anormalmente baixo

      xv) O critério de adjudicação e o modelo de avaliação de propostas

      xvi) O leilão eletrónico

      xvii) Dever de adjudicação e causas de não adjudicação

      xviii) Habilitação do adjudicatário e caução

      xix) Aprovação, aditamento e alterações à minuta do contrato e outorga do contrato

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação recurso aos métodos expositivo e interrogativo, recorrendo à análise da legislação e discussão casuística.
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perderem alguma parte.
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Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
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Secretariado
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Dep. Financeiro
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