INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a 'sessão' e envia aos participantes, no dia anterior ao início do curso, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat disponível e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
A conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar apresenta, atualmente, outros desafios com as novas formas de organização do trabalho, nomeadamente o regime de teletrabalho, para fazer face à crise sanitária. Importa assim capacitar trabalhadores e respetivos dirigentes para uma melhor organização do trabalho e das tarefas, para uma mais eficaz gestão do tempo e da energia, permitindo-lhes implementar práticas de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, e assim criar ambientes de trabalho mais saudáveis e positivos.
Objetivos gerais
·Capacitar os trabalhadores para uma melhor organização do trabalho
·Identificar medidas essenciais à conciliação da vida profissional, pessoal e familiar
No final do
curso os formandos deverão ser capazes de:
· Compreender os principais conceitos associados à conciliação da vida profissional, familiar e pessoal e identificar soluções facilitadoras da conciliação entre vida a profissional, familiar e pessoal.
· Aplicar técnicas de gestão do tempo no âmbito da atividade profissional
· Aplicar os princípios de organização do trabalho na prestação laboral em regime de teletrabalho
· Conhecer e aplicar estratégias de organização pessoal
· Identificar práticas de gestão de recursos humanos para manutenção ambientes de trabalho saudáveis.
1. Estratégias públicas e organizacionais
a) Programa 3 em Linha
b) Conhecer os Programas organizacionais e boas práticas
2. Os trabalhadores da Administração Pública face à questão da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar
a) A organização da vida profissional e pessoal
b) Os benefícios do equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal
c) O teletrabalho e a conciliação
d) Os desafios colocados pela pandemia
3. Como conciliar a vida profissional, familiar e pessoal? - Boas práticas de conciliação na vertente profissional
a) Formas flexíveis de organização do trabalho
b) Identificar os "ladrões” do tempo
c) Gerir o tempo não é suficiente: A gestão da energia
4. Gestão pessoal equilibrada
a) A importância de estabelecer prioridades
b) As diferentes estratégias de manutenção do equilíbrio emocional nos diferentes contextos