Formador:
Miguel Syder, psicólogo, formador, docente e consultor
No final da formação os participantes deverão:
1. Saber enquadrar a formação na organização
2. Saber conceber e realizar um diagnóstico de necessidades de formação eficaz
3. Saber elaborar e organizar um plano de formação
4. Saber gerir a execução do plano de formação
5. Saber avaliar o plano de formação
1. Saber enquadrar a formação na organização
1.1. Compreender a missão da formação na estratégia global e de gestão dos recursos humanos
1.2. Conhecer o enquadramento institucional, normativo e jurídico da formação profissional
1.3. Identificar as etapas do ciclo de gestão da formação
1.4. Analisar os aspetos facilitadores da transferência dos conhecimentos na organização
2. Saber conceber e realizar um diagnóstico de necessidades de formação eficaz
2.1. Conhecer as diferentes abordagens da análise de necessidades: abordagem reativa versus pró-ativa; necessidades individuais versus organizacionais; necessidades de formação versus necessidades de desenvolvimento de competências
2.2. Escolher os métodos e instrumentos de recolha de dados mais adequados aos objetivos da organização
3. Saber elaborar e organizar um plano de formação
3.1. Definir a finalidade, os objetivos gerais e os objetivos específicos do plano de formação
3.2. Definir o conteúdo e a estrutura das ações de formação
3.3. Elaborar e orçamentar o plano de formação
3.4. Definir o plano de comunicação do plano de formação
4. Saber gerir a execução do plano de formação
4.1. Selecionar os grupos de formandos
4.2. Acompanhar os formadores e formandos
4.3. Elaborar os processos técnico-pedagógicos
4.4. Gerir a logística associada às ações de formação
4.5. Monitorizar e introduzir ajustamentos ao plano de formação
5. Saber avaliar o plano de formação
5.1. Definir a metodologia de avaliação do plano de formação
5.2. Conceber os instrumentos de recolha de dados
5.3. Tratar, analisar e reportar os resultados da formação
Formação teórico prática, com recurso a métodos ativos, para abordagem dos conteúdos técnicos e conceptuais mais relevantes no acompanhamento do ciclo de gestão da formação.