Paulo Costa é licenciado em Publicidade, tendo iniciado a sua
atividade profissional como gestor de empresas nesta área, dedicando especial
atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu
esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal
de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo destes 16 anos assumiu a
responsabilidade de áreas como Turismo, Juventude, Comunicação e Informação,
Proteção Civil, Cultura, Marketing e Notoriedade, Ação Social, Cidadania e
Igualdade ou Maior Idade, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes
projetos que aconteceram em Ílhavo nos últimos anos.
É atualmente docente no ensino superior, coordenador de
cursos na área do turismo e formador nas áreas do marketing territorial e do
turismo.
Fundamentação
Num mundo crescentemente global, marcado pela forte
concorrência entre empresas mas também entre territórios, o turismo tem-se
assumido como um dos mais importantes fatores para o aumento da sua
competitividade.
Conhecer as potencialidades e debilidades dos territórios e
desenvolver estratégias eficazes à luz dos conceitos do marketing territorial,
revelam-se hoje instrumentos vitais para o desenvolvimento sustentável.
Objetivos gerais
Este curso pretende, partindo de casos práticos, contribuir para o aumento do conhecimento de atuais e futuros profissionais das áreas do turismo, do marketing e da gestão empresarial e autárquica, e outras, acerca das potencialidades turísticas dos territórios onde atuam e das formas mais adequadas de os planear, dinamizar e divulgar.
. Identificar as potencialidades e debilidades turísticas dos territórios
. Identificar potenciais mercados e concorrentes
. Saber desenvolver estratégias para a promoção e posicionamento dos territórios
. Definir, implementar e monitorizar estratégias e planos de ação, numa lógica de networking1. O Turismo (conceito e história do turismo; tendências; produtos turísticos)
2. O Território (conceito e politicas)
3. O Marketing Territorial e o Marketing Turístico (definição, técnicas, práticas e métodos)
4. Casos práticosMétodo expositivo/ativo com recursos a casos práticos.