Formador:
João Leite, Psicólogo, formador na área comportamental e de RH, consultor na área do
desenvolvimento organizacional
A existência de formação nas organizações não é novidade, muito menos raridade. Mas da formação não se pode esperar, meramente, a sua presença e realização. Cabe-lhe um papel de dinâmica do processo de desenvolvimento das organizações onde acontece e, para tal, é crucial a presença de profissionais que a desenhem à medida.
Neste programa- Designers de formação – vamos preparar as pessoas que, nos respetivos contextos de trabalho, estarão capazes de fazer cumprir o desígnio da formação nas organizações.O programa está especialmente orientado para trabalhar, operacionalmente, as frentes estratégicas da formação ( Conceção / Desenho / Monitorização e Avaliação ) nas suas vertentes concetual, instrumental e processual.
No final da formação os participantes estão aptos a:
- definir problemas / oportunidades de mudança
- fazer um levantamento participado e orientado de problemas de um contexto de trabalho
- distinguir famílias dos problemas;
- identificar as situações – tipo para formação
- definir objetivos de formação
- caraterizar os diferentes cenários formativos
- caraterizar os diversos quadros metodológicos
- desenhar uma intervenção formativa
- elaborar um programa de formação para a organização
- identificar procedimentos, práticas e instrumentos de monitorização da formação;
- definir indicadores de sucesso;
- elaborar instrumentos de análise das intervenções formativas;
- montar cadernos de encargos ( formação / formadores / designer de formação );
- definir variáveis e indicadores relevantes para a avaliação das intervenções formativas;
- caraterizar o processo de avaliação;
- definir processo, instrumentos e práticas de avaliação;
- utilizar práticas de feedback da formação
A organização dos objetivos específicos tal como é apresentada pretende explicitar os momentos estruturantes para um designer de formação: a conceção, o desenho, a monitorização e a avaliação
1. Conceção da formação
- problemas / oportunidades
- definição operacional
- tipos / famílias de problemas
- como fazer levantamento de problemas / oportunidades
- identificar as situações – tipo para formação
2. Desenho da formação
- os objetivos de formação
- os diferentes cenários formativos
- os diversos quadros metodológicos
- instrumentos de desempenho ( guiões )
- programas de formação de uma organização
3. Monitorização
- práticas, instrumentos e procedimentos de monitorização
- as estratégias de acompanhamento
- os instrumentos de análise da prática formativa
- guiões de intervenção
4. Avaliação
- variáveis e indicadores de avaliação da formação
- processo de avaliação: fases e momentos
- instrumentos e práticas
- o que fazer com a avaliação ?
- o feedback