No final do curso, os formandos deverão possuir conhecimentos específicos no âmbito da Gestão do Risco, nomeadamente:
- Principais conceitos;
- Princípios fundamentais do processo;
- Vantagens na implementação formal do processo;
- Enquadramento legal aplicável aos serviços da Administração Pública;
- Principais riscos inerentes às organizações públicas;
- Modelo de Gestão dos Riscos da NP ISO 31000;
- Relação com outros Sistemas de Gestão (NP ISO 9001 – O Pensamento Baseado no Risco);
- Algumas ferramentas de apreciação do risco;
- Conceção e implementação de um modelo de Gestão dos Riscos num serviço da Administração Pública;
- Importância da avaliação independente ao processo.
Módulo I – O Processo de Gestão do Risco
§ Gestão do Risco - Enquadramento teórico e evolução de paradigma.
§ O Processo de Gestão do Risco:
- Princípios e fatores chave;
- Benefícios versus limitações na sua implementação.
§ Modelos de Gestão do Risco:
- A NP ISO 31000:2013 – Gestão do Risco - Princípios e linhas de orientação;
- O Pensamento Baseado no Risco previsto na NP ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos.Módulo II – A Gestão do Risco no contexto da Administração Pública
§ O Conselho de Prevenção da Corrupção.
§ Legislação aplicável:
- Recomendação n.º 1/2009, de 1 de julho;
- Recomendação n.º 3/2015, de 1 de julho.
§ Principais riscos inerentes às organizações da Administração Pública.
§ Introdução às ferramentas de apreciação dos riscos.
O papel da Auditoria na Gestão do Risco.Módulo III – Conceção e implementação de um modelo de Gestão do Risco
§ Aplicação prática das atividades constituintes do processo:
- Elaboração de um Manual de Gestão dos Riscos, Plano de Gestão dos Riscos e Relatório de Execução.
- Elaboração de outros suportes à gestão do processo (cronograma de implementação, checklist de avaliação independente ao processo).
Análise e debate de casos práticos.