18IGP007
Acessibilidade, Segurança Pedonal e Acalmia de Tráfego - Ed Águeda
Área Temática
Arquitetura/Ordenamento do Território/Urbanismo
Carga Horária
14 Horas
Administração
Local
Data de Início
2018-04-05
Data de Fim
2018-04-06
Cronograma
Formador(a)
Pedro Homem de Gouveia
Localidade
Águeda
Local de Realização
Município de Águeda|Praça do Município – ÁGUEDA
Público alvo
Técnicos municipais cujo trabalho incide sobre a Via Pública, nas vertentes de espaço público ou tráfego, através do planeamento urbano, projeto, licenciamento e gestão corrente (manutenção, ocupação, etc.).
Taxa de inscrição
€ 185,00
Financiamento
Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
Formador:
Pedro Homem de Gouveia - projetista, consultor, formador,
investigador e autor de manuais técnicos. Representante de Portugal na Global Alliance on Accessible Technologies and
Environments (GAATES), organização acreditada junto das Nações Unidas. Coordenador do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa (que define a estratégia para a CML promover a acessibilidade ao
longo dos próximos quatro anos, com especial incidência na acessibilidade e na
segurança da rede pedonal)
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Objetivos
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Gerais
Melhorar competências no âmbito da temática da Acessibilidade Municipal e Segurança dos Peões.
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Específicos
No final da ação os formandos deverão ser capazes de:
a)
adquirir conceitos essenciais à compreensão e promoção da Acessibilidade
e da Segurança dos Peões;
b)
conhecer a legislação aplicável em matéria de Acessibilidade Pedonal e a
responsabilidade profissional que resulta do novo enquadramento jurídico;
c)
conhecer princípios, estratégias, metodologias e exemplos práticos que
ajudem ao cumprimento sistemático das normas.
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Programa
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Duração: 14 horas
1. Conceito e Enquadramento Legal
2. Segurança dos Peões: Factos ou Ideias Feitas?
3. Acalmia de Tráfego: Conceito, Estratégias, Opções
4. Passagens de Peões
5. Passeios
6. Paragens de Autocarro
7. Estacionamento Reservado
8. Obstáculos à Mudança
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Mais Informações
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Recursos Pedagógicos
PC
Quadro
Videoprojector
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Metodologias de Formação
Expositivo, interrogativo e ativo, através de apresentação oral, partilha de experiências, debate e exercícios
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Forma de Organização
Presencial
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Metodologias de Avaliação
inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
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