17IGP037
Protocolo e Organização de Eventos na Administração Pública
Área Temática
Secretariado e Trabalho Administrativo
Carga Horária
14 Horas
Administração
Central e Local
Data de Início
2017-05-02
Data de Fim
2017-05-03
Cronograma
Coord. Técnico-Científico
Cristina Fernandes
Localidade
Porto
Local de Realização
IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo
Chefes de Gabinete, Assessores e profissionais de secretariado de instituições da Administração Central e Local. Outros colaboradores a exercer funções nas áreas de Relações Públicas, Comunicação, Relações Institucionais, Organização de Eventos e Protocolo
Taxa de inscrição
€ 185,00
Financiamento
Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
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Objetivos
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Gerais
Compreender a abrangência e importância do desempenho da função "protocolo" no âmbito da comunicação institucional no seio de um serviço/entidade público/a
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Específicos
No final da ação os formandos deverão ser capazes de:
·
Sensibilizar para
a importância da aplicação do Protocolo no quotidiano profissional e nos
eventos de qualquer dimensão, no universo da Administração Pública.
·
Adquirir
ferramentas que permitam contribuir para a melhoria significativa do
relacionamento interpessoal e da imagem da instituição.
·
Incrementar os
conhecimentos que permitam comunicar, sobretudo por escrito, de forma mais
adequada à realidade da administração pública e em conformidade com as normas
de Protocolo.
·
Organizar eventos
de modo mais eficaz, proporcionando a projeção de uma imagem de organização e,
consequentemente, credibilidade da instituição.
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Programa
-
Duração: 14 horas
- Conceptualização
e âmbito de aplicação dos conceitos de Protocolo | Cerimonial | Etiqueta.
- A
utilização do Protocolo enquanto forma de comunicar o poder.
- Os
preceitos essenciais do comportamento em contexto profissional.
- A
legislação nacional aplicável em Protocolo.
- Os
critérios na aplicação de precedências.
- Os
Símbolos Nacionais.
- A
colocação e a ordenação de bandeiras.
- O
Protocolo na escrita.
- Os
tratamentos protocolares.
- A
redação de um convite em função do grau de formalidade de um evento.
- A
aplicação do Protocolo aos eventos.
- Organizar
encontros de trabalho no quotidiano, aplicando técnicas de Protocolo.
- Acolher
autoridades e demais convidados, nacionais e internacionais.
- Organizar
linhas de cumprimentos.
- Constituir
presidências.
- Definir
os lugares de convidados em plateias.
- Gerir
a ordem dos discursos.
- Organizar
refeições e definir os lugares de anfitrião e convidados.
- Especificidades
protocolares em eventos (apresentação de exemplos).
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Mais Informações
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Nº máximo de formandos
20
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Recursos Pedagógicos
PC
Quadro
Videoprojector
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Metodologias de Formação
A metodologia consiste
na exposição de conceitos, aliada à apresentação, análise e debate de exemplos
práticos. É promovida a interacção
entre os participantes, a discussão e a clarificação de dúvidas.Realizam-se
exercícios individuais, em grupo e simulações. A abordagem dos conteúdos
programáticos é feita com recurso a meios audiovisuais
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Forma de Organização
Presencial
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Metodologias de Avaliação
inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
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