O mundo está a mudar e a mudar mais rapidamente do que nunca. Em
cenários de mudança, os líderes devem considerar uma variedade de áreas/práticas
a serem repensadas, tais como a mudança organizacional, persuasão, como
comunicar a necessidade de mudança, como envolver e motivar, como superar a
resistência natural e esperada à mudança, entre outros. A liderança é posta à prova não quando o mar está chão, mas quando o comandante
consegue levar a sua embarcação e os seus ocupantes a um porto novo e seguro,
enfrentando um mar alteroso, com vagas de 8, 9 metros (Paula Frazão).
· Compreender
porque algumas organizações falham na gestão da mudança
· Entender
como as pessoas lidam com a mudança e porque não devem ser menosprezadas as
suas reações
. Conhecer
as fases dum processo de mudança e os princípios essenciais na gestão da mesma
· Saber usar
práticas de liderança, na superação das resistências e no impulsionar das
equipas para a ação
· Acompanhar
o desempenho das equipas e saber utilizar o coaching e o mentoring para motivar
os colaboradores para a mudança
· As Fases dum Processo de Mudança e momentos de Resistência
· O modelo ADKAR
· Competências cruciais do Líder em cenários de mudança
· Liderança e consciência social
· A gestão dos relacionamentos e da comunicação
· A motivação como aspecto critico no contexto da gestão da mudança
· Liderança, coaching e o modelo GROW