Formação / Cursos
 
17IGP013
O Controlo da Execução Orçamental em contexto de crise
Área Temática Contabilidade e Fiscalidade
Carga Horária 14 Horas
Administração Local
Data de Início 2017-01-26 Data de Fim 2017-01-27 Cronograma
Formador(a) Tiago Joanaz de Melo
Localidade Porto
Local de Realização IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo Trabalhadores da Administração Autárquica com responsabilidades e interesse nas matérias objeto de formação.
Taxa de inscrição € 200,00
Observações Formadores:

Tiago Meloassessor Financeiro da Vereação de Recursos Humanos e Finanças do Município de Lisboa, integra o Gabinete da Ministra da Presidência e Modernização Administrativa; Ex Subdirector-Geral na Direção-Geral do Orçamento;

Paula Reis Costa, Diretora Municipal de Finanças do Município de Lisboa

Co- autores do livro "Gestão Orçamental e Contabilidade Pública"


  • Objetivos
    • Gerais

      ENQUADRAMENTO:
      Porque a Gestão financeira Pública é tão mais complexa que a Gestão Privada? A gestão pública em geral e nas Autarquias em particular requer uma multiplicidade de abordagens e conhecimentos, face à múltiplas problemáticas que se interligam desde a gestão do financiamento, à gestão operacional e contabilística da receita e despesa, que têm que providenciar o cumprimento de objetivos consagrados nos Planos de Governo. Esta gestão assenta num quadro legal caracterizado por uma profusão de diplomas que sofrem múltiplas alterações sem que se estabilizem conceitos e processos, o qual (quadro legal) requer o seu cumprimento a par de implementação de medidas de gestão conducentes à maximização de produção do serviço público (em quantidade e qualidade, i.e. eficácia) com a melhor utilização de recursos (eficiência) e otimizando as opções de utilização de recursos e seu impacto ou resultado, no tempo de duração das decisões (eficiência).

      OBJETIVO GERAL: 
      Promover nos participantes uma abordagem holística do modelo orçamental, financeiro e contabilístico autárquico, integrada com instrumentos de racionalidade na construção de objetivos e orçamental e contenção orçamental na execução, bem como integrada com instrumentos de alinhamento de estratégia com a respetiva execução.

    • Específicos No final da formação, os formandos devem:

      - Conhecer as principais limitações na construção de um orçamento, em especial em contexto de economia em baixa e contenção orçamental;
      - Apreender o papel do orçamento de tesouraria como instrumento de gestão e implementação do modelo de controlo e racionalização de utilização de recursos financeiros escassos subjacente à LCPA (Leis dos Compromissos e Pagamentos em Atraso);
      - Sistematizar os princípios inerentes à Gestão de Fundo de Maneio e a sua utilização ao serviço de racionalização e algumas despesas;
      - Sistematizar os principais pontos de controlo nos ciclos da despesa e receita e os principais indutores de responsabilidade financeira, face ao complexo quadro legal atual;
      - Identificar tipologias específicas da informação de cariz patrimonial ou financeira ao serviço da gestão pública, incluindo na construção orçamental;
      - Identificar indicadores essenciais à gestão pública, designadamente em tempos de contenção orçamental;
      - Sistematizar conceitos de gestão estratégica e o seu alinhamento com instrumentos operacionais que garantam a sua implementação e controlo de execução na aplicação à administração autárquica.(princípio do Balanced Scorecard e outros);
      - Identificar metodologia de gestão prudente, incluindo desde instrumentos orçamentais como cativos e congelamentos ou avaliação de custos de disfuncionamento

      s

  • Programa
    • Duração: 14 horas

      1.Noções de enquadramento

      ·Gestão financeira pública

      ·Quadro de responsabilização dos dirigentes e agentes da AP

      ·A crise financeira, o endividamento e o equilíbrio financeiro municipal

      2.O Orçamento como Instrumento de Política e de Gestão

      ·As Grandes Opções do Plano e o Orçamento

      ·O Plano de Atividades como reflexo do Programa de Governo da Cidade e/ou como instrumento orçamental

      ·O Quadro Plurianual de Programação Orçamental (por regular) e o futuro Plano Anual de Actividades

      3.A Estrutura do orçamento

      ·Os códigos orçamentais

      ·A estrutura contabilística do orçamento: atual e o caminho de mudança com o SNC-AP

      ·As fontes de financiamento: atuais e o caminho de mudança com o SNC-AP

      ·Os mapas do Orçamento e Plano Plurianual de Investimento

      4.A construção do orçamento

      ·Os limites legais nas previsões de receita no POCAL, Orçamento de Estado e SNC-AP

      ·O quadro macroeconómico e as limitações de informação

      ·Modelos de previsão de receita

      ·Gestão orçamental alternativa a uma previsão excessivamente limitativa: os bloqueios / cativos e outras medidas correctivas e/ou preventivas

      5.Ciclo orçamental da receita

      6.Ciclo orçamental da despesa

      7.A LCPA e o orçamento de tesouraria

      ·As contas correntes face à data vencimento e face ao efetivo PMP

      ·A sazonalidade da despesa e da receita – o orçamento de tesouraria

      ·O orçamento de tesouraria anual em base mensal


      ·O controlo dos FD mensais e em visão anual

      ·Mecanismos de gestão de compromissos versus fundos disponíveis

      8.Informação patrimonial ao serviço da gestão

      ·O Inventário ao serviço da gestão

      ·O Balanço e Demonstração de Resultados previsionais no planeamento

      ·A Demonstração de Resultados (DR) previsional no planeamento

      ·O Mapa de Pessoal previsional em articulação com Balanço e DR

      ·Informação da contabilidade patrimonial auxiliar do controlo orçamental

      9.Indicadores essenciais de controlo de gestão

      ·A evolução dostockda dívida - fornecedores e outra dívida

      ·O Prazo Médio de Pagamento (fórmula legal e por tempo efetivo)

      ·O limite da dívida legal e a sua monitorização

      ·A execução da receita e a monitorização de desvios

      ·A execução da despesa – o planeamento físico e financeiro

      ·O equilíbrio orçamental

      10.Modelos complementares de racionalização na gestão pública

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação Eminentemente expositivo com apresentação/discussão de casos e abordagens interativas no âmbito de exercícios práticos de discussão e resolução em sala.
    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação Inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos/expetativas), contínua formativa (oral e prática durante as sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido). 
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Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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