No final do curso os participantes deverão ser capazes de realizar uma sessão pública que deixe nos seus ouvintes uma impressão positiva forte e duradoura.
No final do curso os participantes:
· Transformam o seu discurso e presença em instrumento de persuasão, motivação e inspiração, e não se reduzem apenas a meros veículos de informação;
· Aplicam estratégias verbais e não-verbais eficazes e envolventes ao nível da transmissão das mensagens;
· Analisam a estratégia e o conteúdo de sua apresentação, adequando-os aos objectivos previstos e ao público-alvo, para que este compreenda a mensagem;
· Sabem apresentar, potenciando, as várias fases da sua sessão, criando uma apresentação com um começo, um meio e um fim, fases necessárias para transmitir uma visão completa e consistente do assunto em causa;
· Criam um clima orientado para a acção e envolvimento de todos os participantes;
· Dominam a preparação das diferentes fases de uma apresentação;
· Utilizam correctamente os diferentes suportes comunicacionais;
· Desenvolvem competências pessoais para lidar com imprevistos;
· Sabem como gerir as perguntas da audiência.
- A Arte de Falar em Público
- Como estabelecer rapport verbal e não-verbal com a audiência
- Congruência entre linguagem verbal e não-verbal
- A otimização dos recursos próprios:
· O discurso
· O olhar
· Os gestos e a movimentação
· A postura corporal
· A voz
- Gestão do medo e da ansiedade
- A importância do Plano B
-Planeamento das várias fases da sessão: introdução, desenvolvimento e conclusão
-Os fatores em causa: tema, objetivos, público-alvo, tempo, local, recursos didáticos disponíveis, material a fornecer à audiência
- Sistemas de Representação Preferencial e seu impacto na condução da sessão
- Caraterização dos diferentes tipos de recetor e suas implicações na forma de veicular a informação
- O poder oculto da linguagem não-verbal na envolvência da audiência
- Utilização eficaz de Âncoras de palco
- Gestão das perguntas da audiência.